UFV integra Rede Mineira de Formação de Professores da Educação Básica

Rede visa promover maior interação entre professores dos cursos de licenciaturas de Minas Gerais e escolas privadas e públicas

UFV integra Rede Mineira de Formação de Professores da Educação Básica
Divulgação/UFV

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) é uma das instituições de ensino superior a integrar a criação da Rede Mineira de Formação de Professores da Educação Básica. O novo projeto visa promover maior interação entre professores dos cursos de licenciaturas de todo o estado de Minas Gerais e escolas, tanto públicas, quanto privadas. 

Um protocolo, inclusive, foi assinado nesta segunda-feira (27). A medida oficializa a nova Rede, que é composta pelo Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes/MG), órgão em que o reitor da UFV, Demetrius David da Silva, é presidente. A assinatura ocorreu durante um evento na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), campus Pampulha. As atividades ocorrerão durante toda semana e darão enfoque em ações de consolidação da Rede Mineira.

Uma das atividades será o seminário Espaços Comuns de Formação de Professores da Educação Básica, nesta terça-feira (28), às 14h, no auditório da reitoria da UFMG, com a participação dos professores António Nóvoa, emérito da Universidade de Lisboa, e Carmen Teresa Gabriel, coordenadora do Complexo de Formação de Professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Segundo o reitor Demetrius, o protocolo é uma forma de assumir o compromisso para a realização de ações conjuntas. O professor Demetrius destacou ainda a relevância de a Secretaria de Estado de Educação estar entre os parceiros da Rede.

Atualmente, em Minas Gerais, há 19 instituições públicas de ensino superior: 11 universidades federais, cinco institutos federais, duas universidades estaduais e um centro federal. Os campi dessas instituições estão em 84 municípios do estado. Juntas, elas oferecem 320 cursos de graduação na modalidade licenciatura, o que corresponde a quase 30% dos cursos ofertados no estado. Somente na UFV, são 20 cursos de licenciatura: 15 no campus Viçosa e cinco no campus Florestal. Os dados são de um levantamento realizado pela Comissão para Discussão e Elaboração das Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica (Comfic).