Renda da agricultura familiar em Minas cresce após vendas para merendas escolares

Compras do Estado ultrapassam os 30% exigidos por lei, garantindo alimentação de qualidade e beneficiando pequenos negócios rurais liderados por mulheres

Renda da agricultura familiar em Minas cresce após vendas para merendas escolares
Diego Vargas / Seapa

Em Minas Gerais, as compras da agricultura familiar para o fornecimento de alimentos para a merenda superam os 30% exigidos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Em 2023, os recursos governamentais destinados às compras para a merenda escolar somaram R$ 663,4 milhões em aquisições, atingindo a cota de 32,5% de produtos provenientes da agricultura familiar, entre todo o volume de alimentos adquiridos pelas escolas públicas estaduais.

Além de garantir alimentação de qualidade nas escolas, o investimento no programa tem transformado a vida de pequenos produtores como a Maria Aparecida Fialho, conhecida como Cida, de Boa Vista, na zona rural de Teixeiras.

Ao aumentar a compra de pequenos produtores, o Estado garante que eles tenham acesso a mercados que, de outra forma, teriam dificuldades para entrar. Além da orientação técnica para a produção, são apontados programas como o Pnae, vendas nas feiras e crédito rural, para que elas possam investir em melhorias.

Fonte: Agência Minas