Prefeitura terá sistema online para registro de demandas da população
A plataforma SEI possibilita a gestão e processamento eletrônico de documentos
A Prefeitura de Viçosa firmou um acordo de cooperação técnica com o Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF4) para a utilização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no município. O SEI permite a gestão e processamento eletrônico de documentos, expedientes e processos administrativos sem usar papel.
O sistema reduz custos com impressão, tramitação e armazenamento de documentos e também dá agilidade ao andamento dos processos, elimina perdas e permite o compartilhamento de informações, de forma simultânea, para diversos usuários.
O acesso poderá ser feito pela internet por meio do site da Prefeitura de Viçosa, no qual o usuário poderá encontrar o link da plataforma no rodapé da página, e o próprio sistema gerenciará o nível de acesso das unidades e usuários envolvidos.
Reunião na UFV
Na quinta-feira, 12, foi realizada uma reunião na UFV onde foi discutida a formalização de uma parceria em que a Universidade vai oferecer treinamento e apoio para a implementação do SEI no município.
Participaram do encontro o procurador Geral do Município de Viçosa, Adriano de Castro Antônio; o secretário de Administração e Planejamento Estratégico, Luan Campos; a secretária de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia, Rita Rodrigues, além de outros representantes da prefeitura e da UFV.
De acordo com o procurador municipal, os responsáveis pela ativação da plataforma passarão por um treinamento com técnicos do TRF e da UFV para aplicar, da melhor forma possível, as facilidades do SEI.
O secretário municipal de Administração disse que será um grande desafio compatibilizar os processos licitatórios, mas destacou que a grande vantagem da ferramenta é a integração dos sistemas.
“O sistema de gestão, por meio de um marco temporal, nos permitirá realizar a reestruturação legal dos arquivos físicos. A partir de agora, cuidaremos de todas as normas, processos eletrônicos, treinamento dos usuários, e assim, seguir os procedimentos exigidos. O sistema é bem desenvolvido mas tem que ser bem utilizado, para isso existe um conjunto de coisas para que tudo funcione bem: dados tem que ser preservados, backup dos documentos, atividades executadas em paralelo até a implantação de fato do sistema”, destaca.
SEI
O sistema SEI já é utilizado por grandes instituições públicas como diversas secretarias do Estado, Hemominas, Ministério Público, universidades, inclusive a UFV, entre outros e trará, segundo o pessoal técnico da UFV, mais agilidade, padronização, transparência e eficiência.
Comentários (0)
Comentários do Facebook