Parque Estadual da Serra do Brigadeiro recebe sessão de observação astronômica

Evento é gratuito, mas as inscrições são limitadas

Parque Estadual da Serra do Brigadeiro recebe sessão de observação astronômica

O Parque Estadual da Serra do Brigadeiro receberá, no sábado (3), a sessão astronômica: “Um olhar para as estrelas e o infinito”. O evento é inédito, e será realizado por uma equipe do curso de Astronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), juntamente com o 14º Voluntariado da Trilha Brigadeiro Caparaó.

Estão previstas atividades de reconhecimento de trilhas astronômicas, sessões de astrofotografia, coleta de dados preliminares sobre a poluição luminosa e uma sessão astronômica especial, dedicada a gestores, guardas-parques, convidados e público.

O evento é aberto para o público em geral, com inscrições gratuitas, porém limitadas. As inscrições podem ser realizadas AQUI. A organização é uma parceria da empresa Caminhantes do Caparaó e do Parque Estadual Serra do Brigadeiro.

Astroturismo

O projeto Astroturismo nos Parques Brasileiros é uma iniciativa da UFRJ, e tem se estabelecido como pioneiro no Brasil ao incentivar e apresentar o astroturismo em parques e reservas, realizando estudos técnicos que comprovam o potencial brasileiro para o setor.

A proposta é apresentar o projeto e dialogar com gestores e a comunidade sobre a viabilidade do astroturismo no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Segundo o coordenador do Núcleo de Biodiversidade da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (URFBio Mata/IEF), Valmir Barbosa Rosado, o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro possui vários municípios de pequeno porte no seu entorno e o turismo pode ser um grande impulsionador para o desenvolvimento econômico dessas localidades.

“A nossa ideia é aumentar os atrativos nas unidades de conservação da URFBio Mata, e o projeto astroturismo pode oportunidade para atrair turistas nacionais e internacionais para a unidade de conservação e, consequentemente, para esses municípios”, disse.


Fonte: Agência Minas