INSS estende prazo do crédito consignado para até 96 meses

Segundo ministro Carlos Lupi, objetivo é aliviar valor das parcelas

INSS estende prazo do crédito consignado para até 96 meses
MPS/Divulgação

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estendeu de 84 para 96 meses o prazo para quitar os empréstimos consignados. O anúncio foi realizado na última quarta-feira (05) pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.

A decisão também beneficia as famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Segundo o ministro, o INSS igualou o prazo do consignado ao do praticado na mesma modalidade de crédito aos servidores públicos. A mudança, ressaltou o ministro, aliviará o valor das prestações. A extensão vale tanto para quem tem o crédito consignado tradicional, o cartão de crédito consignado e o cartão consignado de benefício.

Modalidade de crédito controlada pelo Ministério da Previdência Social, o empréstimo consignado do INSS permite o desconto das parcelas diretamente da folha de pagamento do segurado.

Pelas regras atuais, os aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS podem comprometer até 45% do benefício com o consignado, dos quais 35% ao empréstimo pessoal, 5% ao cartão de crédito consignado e 5% ao cartão de benefício.]

Fonte: Agência Brasil