Escola do Legislativo promove aulas gratuitas de redação para o ENEM
A oficina de redação atende a 70 alunos, divididos em duas turmas
A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Viçosa iniciou na segunda-feira, 10, as aulas da Oficina de Redação, visando aprimorar as habilidades de leitura, argumentação e escrita de estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As aulas, que já possuem lista de espera, ocorrem semanalmente e atendem a duas turmas de 35 alunos cada.
Dividida em três módulos – “Tópicos Gerais do Texto”, “Tópicos Específicos do Texto Dissertativo-Argumentativo” e “O Repertório Sociocultural” – a oficina aborda desde fundamentos teóricos sobre a escrita e competências exigidas pelo ENEM até discussões sobre temas atuais. O último módulo inclui a apresentação de repertórios de diversas áreas do conhecimento, preparando os alunos para defender pontos de vista sobre variados assuntos.
Luiz Henrique Diniz, estudante do curso de Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e monitor da Oficina de Redação, reforçou a importância de uma iniciativa gratuita como essa no Município. “Todos os estudantes sabem que a prova de redação do ENEM é a etapa de maior peso na nota final do Exame, e que cursinhos e aulas particulares são inacessíveis para uma grande parcela da população. Então, esse projeto gratuito é uma iniciativa relevante que contribuirá muito para que cada vez mais estudantes de Viçosa ingressem na Universidade Pública”.
A primeira aula, intitulada "O ponto de vista argumentativo", propôs estratégias de argumentação e apresentou a primeira proposta textual: "Os efeitos sociais da pobreza menstrual no Brasil".
A Escola do Legislativo, coordenada pelo vereador Daniel Cabral (PCdoB), com Marly Coelho (PRD) na Coordenação Técnica e Warlley Rozendo na Coordenação Pedagógica, também desenvolve os projetos Parlamento Jovem, Parlamento do Idoso e Câmara Visita.
Comentários (0)
Comentários do Facebook