Censo IBGE Viçosa: números reais não chegam a 70 mil habitantes
Coordenadora lança nota solicitando colaboração de quem ainda não foi cadastrado.
Apesar da prévia do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada em 28 de dezembro, indicar uma população de 85.119 habitantes para Viçosa, estimativa que agradou muito às autoridades locais, os números reais, aqueles coletados pelos recenseadores, somam apenas 67 mil, bem menor do que a do último censo de 72.220 (2010) e da estimada para 2021, de 79.910 habitantes.
Diante deste quadro, a coordenadora de Área do IBGE em Viçosa, Lara Lúcia da Silva, disse que, a partir da divulgação da prévia pelo IBGE, o número de pessoas que procuram o escritório para informações sobre o cadastramento, e também para se cadastrar, diminuiu muito e solicita à população que ainda não se cadastrou, a procurar o instituto para que, na segunda prévia do Instituto, no fim do mês de janeiro, os números reais se aproximem ao máximo da média estimada.
Lara lembra que a coleta dos dados Censo Demográfico de Viçosa e região foi prorrogada para o próximo mês de janeiro para que todos possam participar e ser entrevistados. Quem ainda não foi entrevistado, é só ligar para 31 97355- 1533, dizer que quer participar do Censo e fornecer alguns dados necessários. A entrevista poderá ser feita também via Internet ou por telefone. A sede IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em Viçosa, fica na Vila Gianetti, casa 23, campus da UFV (universidade Federal de Viçosa).
A nota
Atenção Viçosenses
No dia 28/12/2022, o IBGE divulgou a prévia do número de habitantes em Viçosa, 85.119 habitantes. Porém, essa é apenas uma estimativa, pois o número de habitantes coletados até o momento é de 67.000 habitantes, ou seja, um número inferior ao coletado no Censo Demográfico de 2010.
Pedimos aos moradores de Viçosa que ainda não responderam ao Censo que entrem em contato no número 31 97355-1533 e digam que desejam responder ao Censo.
No dia 31/01/2023, o IBGE irá divulgar novamente o valor real coletado e, caso não consigamos atingir o número de habitantes do Censo 2010 (72 mil habitantes), corremos o risco de perder milhões de reais do Fundo de Participação Municipal, verba do governo estadual para que os municípios invistam na área da educação e saúde.
Contamos com a sua colaboração
Comentários (0)
Comentários do Facebook