Caged: Viçosa abre menos de 150 vagas de empregos formais em seis meses

Em junho, o setor de Construção Civil teve o pior desempenho e terminou com saldo de -39 vagas

Caged: Viçosa abre menos de 150 vagas de empregos formais em seis meses

A criação de empregos em Viçosa no primeiro semestre deste ano desacelerou e teve saldo 80% menor do que o obtido no ano passado. Os dados são do Novo Caged (Estatísticas Mensais do Emprego Formal), do Ministério do Trabalho e Emprego, que desde 2015 divulga dados sobre empregabilidade em cada município brasileiro.

O último balanço divulgado foi o de junho, mês que registrou saldo positivo, com 558 admissões e 543 desligamentos, resultando em 15 vagas criadas. Apesar de tímido, o resultado mostra recuperação em relação ao mês anterior, que teve saldo de -133 vagas.

Em junho, o setor de Construção Civil teve o pior desempenho e terminou com saldo de -39 vagas. Esse foi o terceiro mês seguido em que o setor demite mais do que contrata. Já o setor de Serviços, que fechou o mês de maio com -89 vagas, retomou as contratações e teve saldo de 19 vagas em junho.

SEMESTRE

Nos primeiros seis meses de 2023, Viçosa registrou 3.521 admissões e 3.383 desligamentos, resultando em um saldo de 138 vagas. No mesmo período do ano passado, a cidade obteve saldo de 691 vagas criadas no primeiro semestre, 80% maior do que o saldo deste ano.

No comparativo entre setores, o Novo Caged mostra que o Comércio teve o pior desempenho do semestre em Viçosa. Foram quatro meses com saldo negativo e dois com saldo positivo, resultando em um saldo de -48 postos de trabalho. Construção Civil teve o segundo pior desempenho (-26) e o setor de Agropecuária (-8) aparece na sequência.

Em 2022, Viçosa ocupou a 43ª posição no ranking das cidades mineiras que mais abriram vagas de empregos formais, com saldo positivo de 822 contratações. Na Zona da Mata, Viçosa ficou atrás apenas de Juiz de Fora.

Já neste ano, cinco cidades da região tiveram saldo melhor do que o de Viçosa (JF, Manhuaçu, Ponte Nova, Ubá e Muriaé). Em comparação com o semestre do ano anterior, essas cidades também registraram menor criação de vagas.

REGIÃO

Apesar da diferença no tamanho e na população, São Geraldo possui números muito próximos de Viçosa, com saldo de 122 vagas abertas neste ano. Ervália aparece na sequência, com 78, mais do que Visconde do Rio Branco (75).

A cidade com pior desempenho na microrregião é Teixeiras, com saldo de -21 postos de trabalho em 2023.