APA do São Bartolomeu será discutida hoje em audiência pública

Os limites da APA do São Bartolomeu estão bem definidos e inclusive já consta no Plano Diretor que está tramitando na Câmara

APA do São Bartolomeu será discutida hoje em audiência pública

A minuta do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do São Bartolomeu está pronta e será discutida em Audiência Pública marcada para hoje, dia 17, às 16h, na Câmara Municipal. Toda a população está sendo convidada, mas o público alvo principal são os moradores das comunidades da região do Paraíso, já que, nesta reunião, serão discutidos os parâmetros para o uso e ocupação da terra na APA. 

Apesar de ser realizada na Câmara, a reunião é promovida pela Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura. Segundo o órgão, o objetivo é divulgar o trabalho, coletar informações, sugestões e outros elementos que possam ajudar a aperfeiçoar o Plano de Manejo. 

Os trabalhos de elaboração do documento tiveram início em maio de 2022 pela empresa Econsult Environmental Consulting Ltda, de Aracaju (SE). A empresa foi contratada em fevereiro de 2022 por R$ 97 mil. Outro importante documento, em elaboração desde junho do ano passado, é o Plano de Recuperação da Bacia do Ribeirão São Bartolomeu. A Geoline Engenharia, de Contagem, é a responsável pela elaboração deste plano. 

PLANO DE MANEJO 

O Plano de Manejo é um documento que, a partir de diversos estudos, estabelece as normas, restrições para o uso, ações a serem desenvolvidas e manejo dos recursos naturais de uma Unidade de Conservação (UC) e seu entorno. O documento tem por objetivo a proteção de espécies endêmicas ou ameaçadas, o manejo dos recursos naturais (fauna, flora, recursos hídricos), conservar a biodiversidade e compatibilizar o ordenamento territorial da região. 

Toda a elaboração do plano de manejo é acompanhada pelo Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental do São Bartolomeu, um grupo criado com integrantes das diversas áreas como o IEF (Instituto Estadual de Florestas), Câmara Municipal, SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Secretaria Municipal de Agropecuária e Desenvolvimento Rural, EMATER, Diretoria Municipal de Meio Ambiente, ISAVIÇOSA, AMA, Universidade Federal de Viçosa e agricultores familiares indicados pela comunidade. 

A APA do São Bartolomeu, criada em 23 de outubro de 2017, pelo Decreto 5.124/2017, com área de 3.553,85 hectares, tem o intuito de proteger os recursos hídricos existentes e a normatização da urbanização da bacia do Ribeirão São Bartolomeu