Viçosa pranteia a Profa. Maria Rita Torres Simonini e Prof. José Henrique Rodrigues

Viçosa pranteia a Profa. Maria Rita Torres Simonini e Prof. José Henrique Rodrigues

Causou profunda consternação na comunidade viçosense o falecimento, aos 82 anos, da professora Maria Rita Torres Simonini, na madrugada da última terça-feira, 16, no Hospital Biocor. Solteira, filha de José Simonini e Maria das Mercês Simonini, era irmã de Maria das Mercês, Maria Auxiliadora, Maria Aparecida, Maria Geralda, Maria Célia, Maria Amélia, Maria Lúcia, Maria Inês, Maria do Carmo, José e José Geraldo.
Afável, prestimosa, acolhedora, hospitaleira, simples, laboriosa, dedicou-se ao magistério com jovialidade e entusiasmo, tendo o reconhecimento e o carinho de seus ex-alunos no curso primário da Escola Estadual Ministro Edmundo Lins. Funcionária do Hospital São Sebastião, por muitos anos, Maria Rita foi também secretária da Prefeitura Municipal de Viçosa nos mandatos dos médicos Raymundo Alves Torres (1959-62) e Carlos Raimundo Torres (1971-72), cargo atualmente denominado de secretário municipal de Governo (antes chefe de Gabinete), tendo quase que diariamente exercido, por força das atividades médico-hospitalares de ambos os mandatários, funções equivalentes às de chefe do Poder Executivo.
Dezenas de amigos compareceram ao velório em sua residência, no calçadão da rua Arthur Bernardes, o sepultamento, com grande acompanhamento de familiares e amigos, foi na manhã de ontem, no Cemitério Dom Viçoso. Em Viçosa foi decretado luto oficial.

José Henrique
Viçosa pranteou também, na última semana, um de seus mais respeitados mestres: O professor José Henrique Rodrigues, que faleceu, de parada cardiorespiratória em sua residência, em Viçosa, no início da noite da quarta-feira, 10. Ao seu velório acorreram dezenas de amigos, ex-alunos e admiradores, sendo sepultado no dia 11 no Cemitério Colina da Saudade. No Município foi decretado Luto Oficial.
Mineiro de Divinésia (MG), onde nasceu a 10 de setembro de 1926, filho de Cândido Henriques Rodrigues e Hermínia Lopes Rodrigues, deixa as irmãs Amélia, Antonieta, Cândida. Já faleceram Bernadete, João Henrique e Sebastião. Casado desde 1951 com Maria da Conceição Oliveira Rodrigues, que lhe sobrevive, teve 5 filhos: Henrique, Sandra, Lécio (já falecido), Stella e Selene (também falecida); 5 netos: Danilo, Thiago, Renan, Samuel e Lucas.
José Henrique, o "Seu Zé" como era tratado por centenas de ex-alunos, iniciou o curso primário na cidade de Rio Casca, terminando em São Geraldo, em 1934. Em seguida, em Ponte Nova, estudou no Colégio Dom Helvécio, em 1938 e depois no Seminário São Joaquim, em Lorena (SP) onde fez a admissão e o ginásio até o 3º ano, concluindo o ginásio no Colégio São Manoel na cidade de Lavrinhas (SP) de onde os padres o encaminharam para cidade de São Paulo e onde recebeu a sua batina no Santuário Coração de Jesus. Recebida a batina, os padres salesianos o transferiram par o Seminário de Pindamonhangaba (SP) onde fez um ano de noviciado. Em 1943, em Lorena (SP), cursou Latim, Filosofia e outras línguas neolatinas e em 1946 começou a fazer o tirocínio em São João Del Rei e no Colégio Dom Bosco em Cachoeira do Campo.
Em 1949, a convite do Dr. Sebastião Ferreira da Silva, tornou-se professor no Colégio de Viçosa, então sob a direção do Dr. Alexandre de Alencar. Além das aulas de Português e de Latim, ministradas em paralelo com Sebastião Lopes de Carvalho, e de Espanhol e Filosofia, assumiu a função de Chefe de Disciplinas do internato e externato com um total 1.500 alunos sendo destes 300 internos, vindos de várias partes do Brasil, principalmente Bahia e Espírito Santo. Para o melhor exercício dessas funções residia nos fundos do próprio Colégio.
Como os cursos realizados em seminários não eram reconhecidos pelo MEC, em 1955, ele e outros professores do Colégio de Viçosa foram para Juiz de Fora fazer um curso patrocinado pelo MEC sob a direção do Prof. Malba Taan. Desta forma, ele e os professores Lopes, João Luiz e Haroldo receberam a autorização do MEC para lecionarem.
Em 1977, ele se aposentou mas continuou com as mesmas funções no Colégio de Viçosa até o ano de 1985 quando o Colégio de Viçosa encerrou suas atividades. Automaticamente passou a trabalhar com as mesmas funções para o Colégio Equipe de Viçosa. Em 2001 encerrou sua função de professor de Português mas continuou até maio de 2012 como chefe de disciplina do referido Colégio.