Vereadores voltam a discutir alternativas para o combate a dengue

Nas últimas semanas, o registro de casos de dengue em Viçosa diminuiu, mas a situação ainda é preocupante

Vereadores voltam a discutir alternativas para o combate a dengue

A situação da dengue no município voltou a ser assunto na pauta dos vereadores durante a reunião da Câmara de Viçosa na segunda-feira (22). Foram apresentadas, e aprovadas, diversas Indicações para que haja a mobilização para capina, limpeza e vistoria em diferentes bairros, ações importantes para o combate à proliferação do mosquito ‘Aedes aegypti’, transmissor da dengue e de outras doenças.

O vereador Gilberto Brandão (PRD), por intermédio da indicação nº 265/2024, solicita intervenção junto ao Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) para que seja realizada a capina nos bairros Conceição, João Brás, Nova Viçosa, Posses, Santa Clara e Silvestre. Além disso, o parlamentar afirmou que vários cidadãos estão solicitando o uso do ‘carro fumacê’, que é utilizado para pulverizar inseticida para matar e inibir a proliferação dos mosquitos transmissores de doenças, tais como a dengue, Gilberto ainda pediu ao prefeito para que atenda a população e providencie a passagem desses veículos pulverizadores, a fim de tentar conter a proliferação da dengue na cidade.

Já pela Indicação nº 373/2024, o vereador Robson Souza (PSB) pede intervenção junto ao órgão competente para que proceda a limpeza às margens do córrego na rua Aristides Dias, localizada no distrito de Cachoeira de Santa Cruz. “Está precisando urgentemente de fazer essa limpeza ali. Tem pneus parados lá, garrafas, com risco de proliferar a questão da dengue”. Cristiano Gonçalves (Solidariedade) teve aprovada as indicações nº 349, 350, 351, 354 e 356/2024, cujo objetivo é fazer uma intervenção junto ao órgão competente para promover capina, limpeza e vistoria em diferentes regiões do município. 

A vereadora Marly Coelho (PRD) também solicita, por intermédio da indicação nº 372/2024, a capina na rua Cirilo do Carmo, no bairro Vale do Sol. Vanja Honorina (UNIÃO) através das Indicações nº 374, 376, 377 e 378/2024 pede obras e capina, urgente, em diversos bairros, e também por intermédio da indicação nº 381/2024, solicita a intervenção junto ao órgão competente para a limpeza do Cemitério Colina da Saudade. 

Registros de casos de dengue diminuem, mas situação ainda é de risco

O setor de vigilância epidemiológica da prefeitura de Viçosa divulgou na segunda-feira (22) mais um boletim sobre a situação da dengue no município. Nas últimas quatro semanas, Viçosa registrou 467 notificações da doença (casos prováveis), 40 a menos que no boletim divulgado na semana passada. Essa foi a segunda vez seguida em que houve redução nas notificações da doença .

Entretanto, a situação da dengue no município ainda é preocupante. De acordo com a classificação do Ministério da Saúde, considerando as últimas quatro semanas epidemiológicas e a população de Viçosa, o registro acima de 395 casos é considerado de muito alto risco.

De 1º de janeiro até 22 de abril, foram notificados 2.120 casos prováveis de dengue em Viçosa, sendo 1.191 confirmados, 87 descartados e 842 estão em investigação. 

A Secretaria de Saúde recomenda que todo paciente com sintomas deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência de sua residência para atendimento médico.

As UBS dos bairros Santa Clara, Nova Viçosa, São José do Triunfo, Cidade Nova e Santo Antônio estão funcionando de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas, enquanto as do Bom Jesus e a do Centro oferecem atendimento das 7 às 21 horas.

Nos finais de semana, os atendimentos serão das 7 às 19 horas apenas na UBS Centro (antiga policlínica). Os usuários das demais unidades poderão buscar atendimento na UBS Centro no sábado e no domingo.

 

Com informações da Câmara Municipal de Viçosa