Unidade de Atendimento Especializado em Saúde completa 3 anos

Serviço da UFV em parceria com municípios da microrregião atende mais de mil pessoas por mês

Unidade de Atendimento Especializado em Saúde completa 3 anos

A Unidade de Atendimento Especializado em Saúde (Uaes), completou três anos de funcionamento no último sábado, 14 de agosto. A estrutura é vinculada ao Sistema Único de Saúde e realiza, em média, cerca de 1.100 consultas mensais para a microrregião de Viçosa.

Segundo a UFV, a atuação da Uaes se dá por meio da articulação entre o ensino e serviço, numa perspectiva multidisciplinar, envolvendo profissionais das áreas de Nutrição, Medicina, Enfermagem e Educação Física. As consultas médicas são realizadas por estudantes do curso de Medicina da UFV, supervisionados por professores de 26 especialidades e de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Medicina.

A Uaes é fruto de uma parceria entre a UFV e o município de Viçosa, que cedeu espaço para construção da sede. Ajudam no seu custeio nove municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião Viçosa (Cismiv): Araponga, Cajuri, Canaã, Coimbra, Paula Cândido, Pedra do Anta, Porto Firme, São Miguel do Anta, Teixeiras e Viçosa.

ATUAÇÃO NA PANDEMIA

No ano passado, entre abril e agosto, a Uaes foi adaptada para ser unidade de saúde dedicada a atender pacientes com suspeita da Covid-19.

A unidade criada para evitar sobrecarga de atendimento nas emergências dos hospitais, nas Unidades de Saúde da Família e na Divisão de Saúde da UFV. O objetivo era dar tempo para que os serviços se estruturassem com a formação de recursos humanos, aquisição de equipamentos, insumos e adequação dos leitos.

Durante o período de funcionamento exclusivo dentro das estratégias de enfrentamento à Covid-19, foram realizados mais de 700 atendimentos.

PESQUISA DE SATISTAÇÃO

Um estudo realizado por estudantes do Departamento de Enfermagem e Medicina demonstra que 98% dos pacientes estão satisfeitos com o atendimento recebido e sentem-se bem em contribuir para o aprendizado dos estudantes das áreas de saúde.

O estudo, publicado na Revista Brasileira de Educação Médica, foi realizado antes da pandemia, em 2019, e publicado este ano. Os pesquisadores, que são da Iniciação Científica, pediram que 200 pacientes, atendidos em dias e horários variados, respondessem a um questionário logo após saírem de consultas realizadas por estudantes de Medicina e seus preceptores. A maioria, 61%, era do município de Viçosa e os demais pacientes atendidos eram da microrregião de saúde.

Segundo o diretor administrativo da Uaes e professor do Departamento de Medicina e Enfermagem, Bruno Henriques, os resultados da pesquisa confirmam a importância dos cursos das áreas de saúde no atendimento à comunidade, com benefícios para ambos.