UFV: II Congresso Internacional Longevidade encerra hoje com debates sobre envelhecimento saudável

Evento reúne especialistas e discute desafios e soluções para o envelhecimento populacional

UFV: II Congresso Internacional Longevidade encerra hoje com debates sobre envelhecimento saudável
Divulgação/UFV

Termina nesta sexta-feira (6), na Universidade Federal de Viçosa (UFV), o II Congresso Internacional Longevidade - Gegop, que desde terça-feira (4) reuniu 250 participantes do Brasil, de oito países da América Latina, além da Espanha e Moçambique. O evento, que contou com palestras, seminários e apresentações de trabalhos, abordou os impactos do envelhecimento populacional e discutiu estratégias para promover uma longevidade saudável.

Na sessão de abertura, autoridades e especialistas destacaram o envelhecimento como um dos maiores desafios do século XXI, com implicações em diversas esferas, incluindo demográficas, sociais e econômicas. A professora Simone Martins, da Comissão Coordenadora do evento e docente do Departamento de Administração da UFV, ressaltou a importância das universidades na condução de estudos transversais e na formulação de políticas para um envelhecimento saudável.

A professora argentina Sílvia Gascón, representando as universidades estrangeiras que participaram da organização do Congresso, enfatizou que a América Latina e o Caribe estão passando por uma transição demográfica acelerada, onde, em alguns países, a população idosa já supera a de jovens até 24 anos.

Enrique Vega, membro da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas)/Organização Mundial de Saúde (OMS), que fez a conferência de abertura on-line, destacou que a Década do Envelhecimento Saudável, declarada pela ONU para ser celebrada entre 2021 e 2030, é uma oportunidade para que todos os países repensem suas abordagens para lidar com o envelhecimento, focando em saúde, capacitação para o trabalho, adaptação de espaços e lazer adequado para pessoas com mais de 60 anos.

Durante a abertura, o reitor da UFV, Demetrius David da Silva, ressaltou o compromisso da universidade com a inclusão de idosos, lembrando que a instituição é reconhecida como Universidade Amiga da Pessoa Idosa e que possui diversos pesquisadores dedicados ao tema da longevidade. Ele também anunciou um processo seletivo, que será realizado em breve, destinado a pessoas idosas interessadas em ingressar em cursos de graduação.

O II Congresso Internacional Longevidade é realizado pelo Departamento de Administração e Contabilidade e pelo Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap) da UFV. 

 

Fonte: UFV

 

Receba no WhatsApp as notícias de Viçosa e região