UFV aprova volta do vestibular seriado a partir de 2024

O Pases será um programa trienal, que avaliará os participantes (estudantes do ensino médio) em três fases consecutivas

UFV aprova volta do vestibular seriado a partir de 2024

A partir do final de 2024, a UFV voltará a contar com o Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior, o “velho” Pases, que vigorou na Universidade de 1998 a 2015. A decisão de oferecer mais esta possibilidade de ingresso na UFV foi tomada, nesta quinta-feira (7), pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). Seus integrantes aprovaram o relatório apresentado por uma comissão instituída em setembro para realizar estudos sobre a viabilidade de retorno do Programa, considerando aspectos institucionais, como espaço físico, recursos humanos, orçamento e estrutura do sistema de avaliação.

O Pases será um programa trienal, que avaliará os participantes (estudantes do ensino médio) em três fases consecutivas. As duas primeiras compreenderão provas realizadas pela UFV no final do primeiro e do segundo anos do ensino médio. Já a terceira fase será o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nas duas primeiras fases, as provas serão objetivas e seus conteúdos estarão de acordo com as grandes áreas previstas no Enem. Na terceira fase, haverá o aproveitamento das notas do Exame Nacional do Ensino Médio. A redação será apenas a do Enem.

A princípio, as provas serão aplicadas nas cidades onde a UFV mantêm os seus campi: Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba. Mas a instituição não descarta a possibilidade de estender a aplicação para outras cidades, o que será avaliado ao longo do próximo ano.

Com a volta do Programa de Avaliação Seriada, a Universidade passará a oferecer ao estudante do ensino médio mais uma oportunidade de acesso ao ensino superior. Ele terá não somente a chance de ingressar na UFV pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que se baseia na nota obtida na prova do Enem, mas também pelo Pases, que somará as notas de três provas realizadas em três anos.

Expectativas
O reitor Demetrius David da Silva conta que essa ação já estava em planejamento desde 2019, mas em função de o governo anterior ter sinalizado sobre a possibilidade de realização do Enem seriado e da ocorrência da pandemia de covid-19, os planos foram postergados. Segundo ele, a expectativa da Universidade com este retorno é que haja maior fidelização do aluno com a instituição, aumentando as possibilidades de ingresso na UFV e diminuindo a evasão atualmente registrada na educação pública superior. Por realizar suas provas do 1º ao 3º ano na UFV, a tendência é que ele mantenha seu foco na Universidade, diferentemente do que acontece com o processo do Sisu, em que a escolha da instituição é feita em função dos pontos obtidos nas provas do Enem.

Na avaliação da pró-reitora de Ensino, Cristiane Baquim, o Pases também possibilitará restabelecer a comunicação que havia na época do vestibular com a rede de ensino das regiões onde os campi estão localizados. Em sua opinião, costuma haver um movimento diferenciado nas escolas e também nas comunidades, que se preparam para receber os alunos que fazem as provas.

A aprovação pelo Cepe do retorno do Pases é a primeira etapa de muitas que serão trabalhadas ao longo de 2024. O próximo passo será constituir uma coordenação para organizar o processo internamente. Ela ficará responsável pela criação de comissões que tratarão as especificidades do programa. Isso envolve o treinamento de pessoal para elaboração dos itens das provas à logística, guarda e segurança delas.

Apesar do trabalho previsto, o reitor Demetrius considera que tudo transcorrerá com tranquilidade, em função da experiência e do comprometimento do quadro de professores e técnicos da Universidade. Ele avalia como bastante positiva a decisão do Cepe, que seguiu a tendência de boa parte das instituições federais de ensino superior: manter ou retomar os seus programas de avaliação seriada.

Ao realizar a primeira prova do Pases em 2024, e obtendo bons resultados nas demais, o candidato entrará na UFV em 2027.

 

Fonte: UFV