Segunda edição da Prefeitura Itinerante aconteceu em Novo Silvestre

Segunda edição da Prefeitura Itinerante aconteceu em Novo Silvestre

O projeto Prefeitura Itinerante vem se mostrando como uma iniciativa exitosa do prefeito Ângelo Chequer. Isso ficou patente na segundo edição do evento – a primeira, também com muito boa receptividade ocorreu no distrito de Cachoeirinha – realizada no bairro de Novo Silvestre (e comunidades do Santiago, Paula e Macena), no último sábado, 16, e, mais uma vez, a participação da população mostrou que a proposta de integração entre a administração do município vem sendo bem entendida pelas comunidades.
Nesta segunda edição, a Prefeitura Itinerante levou às comunidades visitadas várias ações sócio-esportivas e de saúde, envolvendo setores da administração e entidades parceiras, como a Associação de Moradores, Grupo de Escoteiros, Polícia Civil e a Polícia Militar.
Nas tendas de prestação de serviços armadas, a comunidade teve acesso a feira de saúde com orientações e exames rápidos; esclarecimentos sobre as novas regras do seguro desemprego; atendimento do Sine; confecção de 40 Carteiras de Identidade; tarde de lazer, com várias brincadeiras com a criançada e participação do Grupo de Escoteiros; apresentação de Capoeira Grupo Cordão de Ouro, Forró do PMTI; Show com Perifonia; Coral da Alegria; Lira Santa Rita; e Show com Zé da Viola e Oscar. Foram também realizadas palestras na Escola Municipal “Doutor Arhur Bernardes”, sobre mercado de trabalho e profissionalização voltada a trabalhadores rurais.
Mas não foi só isso. Durante a semana que antecedeu o evento, outros setores da administração promoveram várias ações no local, como mutirão de limpeza no bairro e na comunidade de Santiago, quando grande quantidade de entulhos e materiais inservíveis foram recolhidos pela turma de limpeza e caminhões do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e Departamento de Parques e Jardins. Outras ações foram: recomposição de calçamento e rede de água pluvial e fluvial; construção de corrimão em duas pontes do córrego de Novo Silvestre; limpeza nas laterais do córrego, podas de árvores, revitalização de sinais de trânsito; além de melhorias das ruas da comunidade de Santiago, com terraplenagem, drenagem e cascalhamento com freso de asfalto, um material mais aderente, e compactação das vias.
Além dessas, foram realizadas várias ações na Escola Municipal “Doutor Arthur Bernardes”, como contação de histórias, palestra sobre educação para o trânsito, apresentações de Hip-Hop e aulas de educação patrimonial com visitas guiadas aos bens históricos da cidade.
Ainda durante a semana, aconteceram os Jogos Interclasse na Praça de Esportes Municipal de Viçosa, envolvendo estudantes da Escola. Foi um torneio de integração, mais de caráter lúdico-recreativo, do que, propriamente, uma competição. A coordenação foi da equipe pedagógica da escola e contou com cerca de 70 alunos, nas categorias feminino e masculino, com jogos nas modalidades futsal, vôlei e queimada. O apoio logístico foi do Departamento de Esportes e Lazer da Prefeitura de Viçosa.
O presidente da Associação dos Moradores de Novo Silvestre, José Marinho Messias, agradeceu o empenho de toda a administração e entidades parceiras e disse que todas as ações e obras ali realizadas são de essencial valor para a comunidade, inclusive, algumas que terão continuidade ainda no decorrer de 2015.
A prefeita em exercício, Marilange Santana Pinto Coelho, acompanhou todo o trabalho realizado no local. No encerramento, ela parabenizou toda a equipe envolvida e agradeceu o apoio da Associação de Moradores do Bairro. A prefeita também elogiou a tranquilidade do bairro, destacando o baixo índice de criminalidade e outros fatores que fazem de Novo Silvestre uma das melhores regiões para morar em Viçosa.

Educação para o trânsito
Na programação da segunda edição da Prefeitura Itinerante, em Novo Silvestre, na sexta-feira, 15, foi incluída uma espécie de oficina sobre Educação no Trânsito, para alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Dr. Arthur Bernardes, com o Intensivão Petra (Programa Educação para o Trânsito) do Departamento de Trânsito, em parceria com a Secretaria de Educação.
As atividades do programa, a cargo da chefe da Divisão de Educação de Trânsito da PMV, psicóloga Juliana Ladeira, tinham como objetivo, conscientizar as crianças para a importância de se observar as regras de sinalização e os principais elementos do trânsito, como a sinalização e seus significados, para que haja um trânsito mais seguro para pedestres e condutores de veículos.
Os trabalhos realizados pelos alunos sobre o que aprenderam nas atividades realizadas foram expostos no estande do Departamento de Trânsito durante o evento.
O Petra um projeto desenvolvido pelo Departamento de Trânsito em parceria com a Secretaria de Educação e tem como objetivo, trabalhar com crianças do 4º e do 5º ano do ensino fundamental, sobre as ações de segurança no trânsito, envolvendo a responsabilidade coletiva de todos os envolvidos, ou seja, condutores de veículos e pedestre.
Trabalhos vêm sendo realizados pelo Petra na Escola Estadual Coronel Antônio da Silva Bernardes (Casb), na Escola Municipal Ministro Edmundo Lins e no Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes. Para o segundo semestre deste ano, há projeto de ampliação do programa para outras escolas do município.