Saae suspende racionamento de água

Com as últimas chuvas o volume da represa de captação do Saae se normalizou, permitindo assim o abastecimento diário aos usuários do sistema em Viçosa

Saae suspende racionamento de água

Dependendo de um decreto assinado pelo prefeito Ângelo Chequer para ser oficializado, o racionamento de água em Viçosa está tecnicamente suspenso a partir desta segunda-feira, 15/12, feito o devido comunicado às autoridades envolvidas no acompanhamento da difícil situação hídrica que o município atravessou no decorrer de 2014, entre elas o representante do Ministério Publico da comarca e o prefeito municipal. A informação foi confirmada na tarde de ontem pelo Diretor Técnico do Saae, engenheiro Edson Bering, reafirmando previsão feita por ele na semana passada, quando adiantou essa informação publicada ainda naquele dia no Folha da Mata “Online”.
A suspensão do racionamento é o resultado da boa regularidade das chuvas nos últimos dias, que trouxe como consequência o aumento do volume de água na lagoa situada no campus da UFV, que já garante vazão de captação suficiente para a suspensão do racionamento. De acordo com Bhering, o diretor geral do Saae, professor Antônio Lima Bandeira, ao fazer um relato da situação do abastecimento, sugerindo a possibilidade de suspensão do racionamento sugeriu que o prefeito dê à autarquia o poder de tomar decisão oficial quanto ao abastecimento, visando desburocratizar e agilizar o processo para o caso de se fazer necessária alguma medida emergencial no sistema de abastecimento visando proteger o usuário.   
O racionamento, a princípio de 12 horas semanais por região, foi adotado em Viçosa, por meio do decreto executivo 4760/2014, assinado do pelo prefeito Ângelo Chequer em 9 de outubro. Cerca de 15 dias depois, como as previsões de chuvas não se concretizaram na região, foi ampliado para 24 horas semanais, situação que permaneceu até agora.