Realizado o IV Fórum de Desenvolvimento de Viçosa e Região
Tema deste ano teve como foco a agricultura familiar e sua importância para o desenvolvimento rural sustentável
Com apoio de diversas instituições e entidades envolvidas com a causa ambiental e social, foi realizado na sexta-feira passada, dia 29, o IV Fórum de Desenvolvimento de Viçosa e Região, no auditório da Biblioteca Central da UFV.
Promovido e organizado pela Agência de Desenvolvimento de Viçosa e Região (Adevi), o fórum de desenvolvimento é um movimento que envolve pessoas e entidades de distintos segmentos com o objetivo de mobilizar a sociedade local para pensar e construir coletivamente o desenvolvimento sustentável da região.
Com o tema “Agricultura Familiar: desenvolvimento Rural Sustentável”, em sua quarta edição o Fórum teve como principal finalidade discutir e propor ações sobre essa atividade que envolve o pequeno produtor rural, bem como a interação do meio urbano com o meio rural de Viçosa e região.
Participaram da conferência de abertura o diretor-presidente da Adevi, professor Luciano Baião Vieira; o prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer; o técnico da Emater do Distrito Federal, Sérgio Dias Orsi; TER/DF; do representante da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Niwton Moraes; da presidente da Câmara de Vereadores de Viçosa, Marilange Santana Pinto Coelho; e do pró-reitor de Extensão e Cultura da UFV, Clóvis Andrade Neves.
O painel Agricultura Familiar: desenvolvimento Rural Sustentável teve como debatedores os representantes do Sindicado dos Trabalhadores Rurais, Marinho Sobreira, e da Emater-MG, Marcelino Soares.
Cerca de 100 pessoas participaram do “IV Fórum”, que foi aberto a agentes públicos, representantes de classes, lideranças comunitárias, profissionais e técnicos de diversas áreas, associações, sindicatos, secretarias e conselhos municipais e a toda população regional.
Os debates tiveram quatro eixos temáticos: Produção; Processamento (Pós-colheita); Comercialização; e Organização.
De acordo com a Advi, como resultado do Fórum, será elaborado um documento final para auxiliar as instituições e a sociedade na elaboração de iniciativas de desenvolvimento regional.
O evento contou com o apoio das seguintes instituições: A3 Publicidade; Cace Consultoria Jr; Casa do Empresário de Viçosa; Emater de Minas e do Distrito Federal; ONG Census; ONG Engenheiros Sem Fronteiras; Prefeitura Municipal de Viçosa através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e da Secretaria Municipal de Agropecuária e Desenvolvimento Rural; Rotaract Club de Viçosa; Sebrae; Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Universidade Federal de Viçosa; Viçosatec e Câmara Municipal de Viçosa.
Comentários (0)
Comentários do Facebook