Professora da UFV é eleita para Academia Mundial de Ciências
Elizabeth Pacheco Batista Fontes será a primeira pesquisadora da UFV a ser titular da Academia Mundial de Ciências (TWAS)
A professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Elizabeth Pacheco Batista Fontes, está entre os 47 novos membros eleitos para a Academia Mundial de Ciências (TWAS). A docente foi indicada pela Academia Brasileira de Ciências, da qual também é integrante, e escolhida por membros do Conselho da TWAS nos Estados Unidos, Bélgica e Inglaterra.
A Academia é uma organização internacional autônoma, sediada na Itália, que reúne cerca de mil pesquisadores ilustres de vários países como membros efetivos - dentre eles, 13 ganhadores do Prêmio Nobel. O objetivo da TWAS é fazer a ciência avançar em diversas áreas de conhecimento, sobretudo em países menos desenvolvidos. Os titulares devem receber doutorandos e pós-doutorandos de outros países em seus laboratórios para ampliar a formação de novos pesquisadores de ponta.
Para Elizabeth Pacheco Batista Fontes, a escolha de seu nome entre pares internacionais é um reconhecimento do trabalho de toda a sua carreira e uma motivação a mais para contribuir com a formação de novos pesquisadores. A professora passa a pertencer a TWAS na área de Ciências Agrárias.
Suas pesquisas pioneiras tornaram possível a descoberta de mecanismos de imunidade antiviral de plantas e vias de sinalização de morte celular. Ela também desvendou vias de transporte para o movimento intracelular de begomovírus. Com isso, foi possível desenvolver tecnologias biotecnológicas para se obter plantas resistentes a este vírus e à seca nas plantações.
A professora do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFV já recebeu diversos prêmios de reconhecimento científico, dentre os quais: Prêmio Capes de Orientação de Tese 2021; Prêmio Marcos Luiz dos Mares Guia, da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (2016); Prêmio Instituto Nano Cell; II Cientistas e Empreendedores do Ano 2017 e Medalha Peter H. Rolfs de Mérito Científico 2009 pela UFV.
Fonte: UFV
Comentários (0)
Comentários do Facebook