Problema do lixo continua desafiando o Saae e a Prefeitura
Semana passada, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa (Saae) reuniu seus agentes de limpeza e funcionários da empresa terceirizada responsável por dois caminhões compactadores de lixo, alugados pelo Saae, quando pediu maior empenho e atenção no serviço de coleta de resíduos sólidos em Viçosa.
O diretor presidente da autarquia, Rodrigo Bicalho, vistoriou na última sexta-feira, 29, locais de varrição, capina e coleta de lixo identificando falhas no serviço e também a de civilidade de alguns moradores.
Exemplo disso é um ponto crítico que há meses vem recebendo atenção do Saae no Bairro João Braz, onde o container colocado próximo à área dos bares tem recebido grande quantidade de resíduos armazenados de forma inadequada. Segundo o Saae, o container foi trocado por uma caçamba, por solicitação da Associação do Bairro João Braz, mas alguns moradores daquela região não estão acondicionando os sacos de lixo de forma adequada e estão os deixando na rua, fora da caçamba. Rodrigo Bicalho visitou o local com o encarregado do departamento de limpeza pública, Júlio Márcio de Freitas.
A depredação dos contêineres custa caro à população, já que cada unidade custa aos cofres públicos cerca der R$ 1.300 e deveria ter vida útil de cinco anos, o que não ocorre, já que muitos deles são destruídos por vândalos.
A equipe técnica do Saae vem avaliando os resultados do uso de containers no recolhimento de resíduos sólidos em Viçosa. Outras opções são estudadas e há a possibilidade de retirada de todos os contêineres e cada cidadão colocaria seu lixo embalado, dependurado em ganchos nos muros ou em lixeiras suspensas que poderão ser construídas pela autarquia.
“Estamos vistoriando todos os pontos de coleta do município, mas se a população não assumir imediatamente uma postura mais responsável, diminuindo a quantidade de lixo produzida e acondicionando o material em local e horário apropriado, pouca coisa vai mudar”, alertou Rodrigo.
Comentários (0)
Comentários do Facebook