Parque do Cristo de Viçosa promove campanha de prevenção a incêndios florestais

Iniciativa visa combater aumento alarmante de focos de incêndio em Viçosa

Parque do Cristo de Viçosa promove campanha de prevenção a incêndios florestais

O Parque do Cristo está promovendo uma Campanha de Prevenção a Incêndios Florestais devido ao aumento alarmante de focos de incêndio em seu entorno neste ano de 2024. Com a temporada de seca apenas no início, o parque já registrou um número elevado de incêndios, despertando preocupação entre os gestores e a comunidade local.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil registrou 17.182 queimadas nos primeiros quatro meses de 2024, um aumento de 81% em relação ao mesmo período do ano anterior. Este é o maior número de incêndios desde o início do monitoramento em 1999, superando o recorde anterior de 2023.

Rodrigo Almeida, gerente operacional e líder da Brigada de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do Parque do Cristo, explica que a maioria dos incêndios são causados pela ação humana, acidental ou criminosa. Ele também destaca a influência das mudanças climáticas, que têm aumentado as temperaturas e diminuído as chuvas, criando condições propícias para a propagação do fogo.


Brigadistas do PNMCR em treinamento no combate a incêndios, em 2023. Foto: Naíla Fernandes/ISAVIÇOSA

Os incêndios florestais não apenas destroem a vegetação e a fauna, mas também podem causar problemas respiratórios na população, interrupções no fornecimento de energia elétrica e até mesmo danos materiais significativos. Além disso, os incêndios contribuem para o aumento dos gases de efeito estufa na atmosfera, intensificando o aquecimento global.

Diante dessa situação, o ISAVIÇOSA, responsável pela implementação do Plano de Manejo do Parque do Cristo, lançou a campanha com o objetivo de sensibilizar a população sobre os perigos e danos causados pelos incêndios florestais. “Esperamos que, através das ações que estão sendo propostas na campanha, possamos diminuir a incidência de incêndios no Parque do Cristo e na cidade como um todo”, afirma Rodrigo Almeida.

As ações de prevenção incluem a manutenção e a criação de aceiros, a realização de reuniões periódicas com a Brigada de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e a campanha de “porta em porta” nos bairros circunvizinhos, distribuindo panfletos e materiais educativos. A equipe do parque também está veiculando textos informativos nos meios de comunicação locais e planejando a produção de cartazes para escolas e repartições públicas.

A campanha é uma realização do ISAVIÇOSA em parceria com a Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Viçosa, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, o Laboratório de Incêndios Florestais e Conservação da Natureza da Universidade Federal de Viçosa e o Instituto Estadual de Florestas (IEF/MG).

A população pode colaborar evitando o uso do fogo para queima de lixo e limpeza de lotes, ajudando na divulgação da campanha e alertando as autoridades sobre focos de incêndio. Para informar focos próximos ao Parque do Cristo, o contato pode ser feito pelo celular/WhatsApp (31) 97187-4734. Para outras áreas de Viçosa, o número do Corpo de Bombeiros é 193.

Para mais informações sobre o Parque do Cristo, visite: parquedocristovicosa.com.br.