Núcleo apresenta seu tradicional festival neste fim de semana
No sábado e domingo, dias 16 e 17
A 42ª edição do Festival do Núcleo de Arte e Dança, um dos eventos culturais mais tradicionais de Viçosa, acontece neste fim de semana, dias 16 e 17 de dezembro, às 19 horas, no Espaço Fernando Sabino da UFV.
Mais de 100 bailarinos estarão em cena na remontagem do ballet clássico do repertório mundial “La Fille mal Gardée”, assinada por Sahyli Presmanes e Lidiane Jacinto, com coreografias dos professores da equipe Núcleo e sob direção geral de Patrícia Lima. “Precisamos trazer alegria para as pessoas através da dança, do ballet clássico e faremos isso com esse espetáculo tão marcante na nossa história”, afirmou a diretora.
Ao longo da história dos festivais, esta será a terceira montagem deste espetáculo realizada pelo Núcleo. A primeira foi há mais de 20 anos, tendo como protagonista Andressa Barbosa, em 2002, e em 2013, a escola também encerrou o ano com essa peça cômica e romântica tendo Paula Martins no papel principal. Para 2023 a apresentação contará com Maria Julia Oliveira no papel de Lise, nesta história que será contada juntamente com os bailarinos do Grupo Êxtase de Danças Clássicas, alunos Núcleo, de projetos e os convidados Helenilson Ferreira, Pablo Braga e Pablo Garcia e a atriz Mara Gonçalves. Um espetáculo que vem para marcar a superação pós-pandemia e “celebrar o trabalho de alunos, professores e famílias que seguiram firmes na dança neste período. Todos mereciam e um ballet de repertório é sempre mais desafiante”, comentou Patrícia.
A também diretora do Festival, Lidiane Jacinto garante que o público terá duas noites de grande alegria. “Nosso espetáculo tem muito sorriso no rosto e muito amor, não só pelo tema do festival, mas porque quando a gente se propõe a trabalhar com a dança, arte e cultura, a gente também faz isso por amor”.
A história
La Fille Mal Gardée se passa no campo e retrata a história da jovem apaixonada Lise e de sua mãe, a viúva Simone. A disputa de dois rapazes pela atenção da moça e pela aprovação da sogra deixam tudo mais divertido. O espetáculo também se destaca no repertório mundial por ter papéis interpretados por rapazes no lugar da Mama Simone e, em Viçosa, ainda teremos uma mulher interpretando o rico Sr.Thomas. No papel de Alan, o bobo, está o bailarino Cleison Lana, o que deixa o espetáculo muito divertido.
A bailarina revelada pelo Projeto Passos para um Futuro e atualmente bailarina do Grupo Êxtase de Danças Clássicas, Maria Júlia Oliveira, será Lise a protagonista da obra. Ela revelou que o processo exige grande preparação e está honrada pela oportunidade. “É um ballet cômico e a personagem é cheia de energia e determinação, o que torna esse papel desafiador, mas, ao mesmo tempo, bem divertido”.
Maria Júlia ainda se disse feliz e ansiosa para as apresentações. “Minhas expectativas estão altíssimas. Será o momento de mostrar não apenas o trabalho que foi investido na preparação, mas também a paixão e dedicação que tenho com a dança, e expressar toda a emoção e técnica que envolvem a interpretação da Lise”, completou.
No elenco também se destacam as turmas da Escola Núcleo de Arte e Dança, alunos dos projetos socioculturais Passos para um Futuro e Centro Experimental de Artes da PMV.
As cores e a leveza da trama ganham vida nos cenários feitos por Jarbas Nogueira e nos figurinos de Marco Antônio Botelho, inspirados nos croquis de 2013 de Maria José Coelho.
O Festival do Núcleo de Arte e Dança acontece por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura, Núcleo de Arte e Dança, Núcleo de Produções Culturais e Instituto ASAS. Com patrocínio de Metalsider, CORI - MG, Haskell, Amantino e Grupo CSC. Numa promoção da PEC - DAC - UFV, e apoio cultural do Anglo, Jornal Folha da Mata, Lespa Viçosa e Secretaria Municipal de Cultura de Viçosa - PMV.
Comentários (0)
Comentários do Facebook