MP Itinerante realiza atendimentos e audiências em Cajuri
Tendas e estandes foram montados para atender a demandas da população, estimada em aproximadamente quatro mil habitantes
“Tenho 70 anos. Fui registrado em Cajuri, e ver essa ação acontecendo aqui é algo maravilhoso. Fico extremamente satisfeito”. Dessa forma, o aposentado João Gualberto, morador do município de Cajuri, na Zona da Mata, definiu a sensação de acompanhar, em sua cidade natal, as atividades do projeto Ministério Público Itinerante (MP Itinerante).
Tendas e estandes foram montados para atender a demandas da população, estimada em aproximadamente quatro mil habitantes. Alguns dos serviços oferecidos – todos gratuitamente – foram: orientações jurídicas, emissão de carteiras de identidade, informações sobre saúde e meio ambiente, emissão de segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito, retificação de nome, aferição de pressão arterial, exames de glicemia e antropometria, doação de mudas de plantas nativas e oficinas artísticas.
Houve a participação das Justiças Estadual e Federal, com a realização de audiências, e do Ministério Público Federal (MPF).
Outros parceiros da iniciativa foram a Previdência Social, Polícia Militar Ambiental, Polícia Militar, Polícia Civil, Emater, Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais e Univiçosa.
A prefeita do município, Maria do Carmo, recebeu do MP Itinerante uma biblioteca formada por 50 livros, a ser incorporada ao acervo da rede municipal de ensino. Assinou, ainda, um termo de adesão ao programa Brasil Transparência, da Controladoria-Geral da União (CGU), em que se compromete a fornecer ao programa informações, sempre atualizadas, sobre a administração pública, com o suporte da CGU.
Ao final da ação, a prefeita elogiou a iniciativa. “Conseguir juntar todos esses órgãos públicos aqui para melhorar a qualidade de vida da nossa população foi incrível. Ver pessoas conseguindo a tão esperada aposentadoria, resolvendo seus problemas em um único dia nos deixou muito felizes”.
Ao longo de todo o evento, membros do MPMG realizaram cerca de 70 atendimentos. A Justiça Federal contabilizou 17 audiências de conciliação, com acordos obtidos em todas elas, além de 20 atendimentos sobre processos em andamento e orientações sobre benefícios previdenciários.
Foram emitidas, pela Polícia Civil, cerca de 116 carteiras de identidade. O Recivil, por sua vez, registrou a emissão de 75 certidões de nascimento, 39 de casamento, quatro de óbito e uma retificação de nome.
Durante o evento, quatro palestras foram ministradas a estudantes de escolas públicas da cidade e uma a adultos beneficiários do Programa Bolsa Família.
Simultaneamente às atividades, crianças e adolescentes fizeram apresentações artísticas de dança de rua, música e capoeira.
Comentários (0)
Comentários do Facebook