Mais de 100 crianças participaram da edição de janeiro da Colônia de Férias da PMV
Este ano houve uma edição especial para crianças com TEA
Entre os dias 24 e 28 de janeiro o Complexo Esportivo Municipal recebeu mais de 100 crianças na tradicional Colônia de Férias da Prefeitura de Viçosa (PMV). O evento ofereceu dias de recreação infantil durante o período de férias escolares, com diversas atividades lúdicas, jogos e brincadeiras. A ação foi realizada pela Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes.
Com o clima bom, todos os dias foram favoráveis para atividades na parte externa do Complexo, como futebol, queimada, arranca-rabo, escorrega, pula-pula, futebol de sabão e a piscina.
Segundo Letícia Gabriela, Coordenadora Desportiva e uma das organizadoras da Colônia de Férias, as atividades foram pensadas visando trazer um momento de lazer e de diversão para os participantes, conectando-os uns com os outros e quebrando a rotina de uso de celulares e aparelhos eletrônicos.
Em adição às brincadeiras, outro sucesso do evento foram os “tios” e “tias”, como carinhosamente são chamados os monitores. Além da equipe de funcionários e estagiários do Departamento de Esportes e Lazer, a Colônia de Férias contou com o apoio de alguns estudantes de Educação Física e membros das atléticas Monetária, Humanas e Agrárias da Universidade Federal de Viçosa.
Edição especial para crianças com TEA
No dia 28 de janeiro, sábado, foi promovida uma edição especial da Colônia de Férias focada em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento foi realizado em parceria com a Associação de Autistas, Pais de Autistas e Neurodivergentes de Viçosa (Aspen) e contou com cerca de 30 participantes acompanhados de seus responsáveis.
A programação teve início no ginásio, conduzida pela educadora física Kellen Freitas. Chegando ao Complexo Esportivo, as crianças foram encaminhadas para uma das três estações de atividades disponíveis, de acordo com o nível de atendimento de cada uma. Elas participaram de brincadeiras diversas com corda, bolinhas e bambolês, sempre enfatizando o desenvolvimento motor e a autonomia. Num segundo momento, os pequenos foram para a parte externa do espaço e se divertiram no parquinho, no pula-pula e na piscina pequena, sempre junto dos pais e dos monitores.
Para Paula Gonçalves, mãe de Helena e Diretora Administrativa da Aspen, ações voltadas para crianças com TEA como a Colônia de Férias são ímpares, tanto para o lazer infantil quanto para os pais, vista a dificuldade de encontrar lugares adaptados e acolhedores para seus filhos, bem como apoio e estrutura para os cuidadores.
“Como mãe eu me sinto grata por essa oportunidade, grata por essas parcerias, feliz porque minha filha está tendo uma oportunidade de estimular seu desenvolvimento como criança, de ser reconhecida e respeitada. Também me sinto feliz por estar sendo acolhida, porque estou no meio de mães também que passam pelo mesmo que eu passo”, comenta Paula.
Comentários (0)
Comentários do Facebook