Licitações para reconstrução de pontes devem ser divulgadas em breve
Depois de anos de espera, as duas pontes que ligam os bairros Vale do Sol ao Nova Era e Cidade Nova ao São José (Laranjal) finalmente poderão ser reconstruídas. Elas foram destruídas pelas chuvas em 2012. O edital de licitação das obras deve ser divulgado nos próximos dias.
De acordo com a assessoria de comunicação da PMV, a ponte junto ao leito da linha férrea na rua São João Batista, sob o Ribeirão dos Araújos, que liga os bairros Vale do Sol ao Nova Era (Igreja de São João Batista), será refeita com utilização de tubo armco de 280 cm de diâmetro e 3,9 mm de espessura. Após a colocação dos tubos será feito o aterramento para reconstrução da via. A obra está orçada em R$ 237.532,35 e será executada com recurso próprio.
A assessoria também afirmou que existe um compromisso do Governo do Estado quanto à liberação dos tubos necessários para tal reconstrução. O projeto estrutural da ponte foi elaborado pelo engenheiro Romeu Souza da Paixão, encomendada pelo Vereador Carlitos Alves.
Na última sexta-feira, 29, o Prefeito Ângelo Chequer esteve na Cidade Administrativa do Estado, em Belo Horizonte, quando oficializou o pedido para a transferências dos tubos armcos com a entrega do projeto. A reunião foi realizada na Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (SETOP) com o secretário Murilo de Campos Valadares e contou com a participação dos vereadores Carlitos Alves e Sávio José, além do deputado federal Padre João e do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho.
Na oportunidade, o secretário Murilo Valadares garantiu a transferência gratuita dos tubos, por meio de convênio a ser firmado com a Prefeitura. Ele não deu um prazo, mas afirmou que "os tubos estão em processo de compra e a transferência para os municípios que solicitaram não deve demorar".
Ainda segundo a assessoria, foram solicitados 44 metros do tubo, o suficiente para a reconstrução dessa ponte, além da substituição dos tubos que dão passagem ao Córrego do Santo Antônio por baixo da Avenida Jacob Lopes de Castro, na altura da entrada do bairro Júlia Molar. A passagem atual é estreita e provoca alagamentos no bairro Santo Antônio, no trecho em que fica retido.
Já em relação à ponte que liga os bairros Cidade Nova e São José (Laranjal), sob o Ribeirão São Bartolomeu, próximo à Pif-Paf, a obra de reconstrução será feita em concreto armado e está orçada em R$ 493.100,00. A licitação para a reconstrução será realizada nos próximos dias. O recurso para a realização dessa obra é provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Rodrigo de Castro.
Comentários (0)
Comentários do Facebook