Governo de Minas disponibiliza seis novos cursos gratuitos na área de TI

Iniciativa visa qualificar pessoas para atender a demanda do mercado de trabalho. Os cursos abordam temas relacionados à programação.

Governo de Minas disponibiliza seis novos cursos gratuitos na área de TI

Até o dia 31 de março, estarão abertas as inscrições para os novos cursos gratuitos da Rede Uaitec de qualificação profissional. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) em parceria com a Digital Innovation One (DIO), que busca a promoção social e inclusão digital.

De acordo com a Sede, serão oferecidos seis cursos gratuitos para quem deseja aprimorar técnicas na área de tecnologia e inovação: 

  • Introdução à Lógica de Programação, 
  • Primeiros Passos para Começar a Programar, 
  • Criação de Websites com HTML 5 e CSS3, 
  • Programação para Internet com JavaScript, 
  • Introdução à Programação com Python;
  • Segurança da Informação com Python.

COMO SE INSCREVER

A Sede informou que os interessados podem realizar as inscrições de forma gratuita no site www.uaitec.mg.gov.br.

CAUSA DO PROJETO

Para a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, seriam necessários 70 mil formandos por ano para suprir a demanda de profissionais com perfil tecnológico, mas, atualmente, apenas 46 mil pessoas se formam anualmente.

O objetivo da Uaitec é diminuir esse vão entre o número de formandos e a demanda existente. “A parceria com a iniciativa privada tem nos auxiliado na ampliação de oportunidades de cursos úteis ao mercado de trabalho. São conteúdos atualizados que contribuem com o setor produtivo”, destaca o diretor de Gestão das Unidades Tecnológicas, Henrique Vieira.

A parceria entre a Rede Uaitec e a Digital Innovation One já distribuiu mais de 16 mil bolsas para os cursos de tecnologia, tornando possível o aprendizado de milhares de jovens em relação às linguagens mais requeridas pelas empresas do mercado de inovação.

 “Nossa expectativa é que os alunos capacitados pela Uaitec possam participar dos processos seletivos do setor produtivo e que sejam efetivamente contratados”, reforça o head de Parcerias da Digital Innovation One, Victor Haruo.