Global Water Dances: evento promove conscientização sobre preservação da água na UFV
Estudantes do curso de graduação em Dança da UFV irão apresentar coreografias
Neste sábado (10), às 15h, o campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV) será palco do evento Global Water Dances (GWD). Coordenado pela Profa. Juliana Silveira, do Departamento de Artes e Humanidades da UFV, o evento é realizado pelo Grupo Rascunho/Dança UFV em parceria com o Instituto Socioambiental de Viçosa.
Estudantes do curso de graduação em Dança da UFV irão apresentar coreografias, enquanto a abertura será feita pelos alunos da Escola Municipal Dr. Juscelino Kubitschek. O conjunto musical “O Bloco” acompanhará as diferentes seções do evento, e a empresa Arredor está confeccionando os figurinos.
O Global Water Dances é uma iniciativa que utiliza a linguagem da dança e do cinema para conscientizar sobre a importância da preservação da água no planeta, por meio da participação da comunidade. Conectando bailarinos e coreógrafos de diferentes países, o evento promove uma ação global colaborativa em torno das questões relacionadas à água. A participação é aberta a qualquer pessoa interessada em se movimentar. Neste ano, mais de 130 localidades ao redor do mundo irão participar do evento.
Dentro do contexto do GWD, a dança é considerada uma prática capaz de contribuir para a construção de um senso de comunidade, abrindo portas para novas compreensões e formas de agir. A missão do evento é unir de forma eficiente as comunidades locais e globais por meio de relações interpessoais, desenvolvimento e criação de vínculos através da experiência da dança.
O evento em Viçosa faz parte de um projeto que englobou diversas ações que articulam a dança e o meio ambiente. O Instituto Socioambiental de Viçosa conduziu atividades socioambientais, incluindo uma visita guiada à Microbacia Escola, realizada pelo gestor Pedro Christo, que acompanhou cerca de 30 estudantes, com idades entre 11 e 12 anos, da Escola Municipal Dr. Juscelino Kubistcheck, juntamente com quatro educadores da escola. Também participaram da visita a Profa. Juliana Silveira e a estudante Hester Paes, membro da comissão coordenadora do evento. Durante a visita, Pedro conversou com os estudantes sobre o ciclo hidrológico e os guiou nas trilhas, abordando várias questões relacionadas à água.
Outra visita guiada foi realizada por Bráulio Furtado, membro do Instituto Socioambiental de Viçosa, ao Campus da UFV, onde foram apresentados diferentes aspectos da situação hídrica local. A visita contou com a participação de 28 estudantes do curso de graduação em Dança da UFV.
O Instituto Socioambiental de Viçosa também promoveu uma visita ao Parque do Cristo, onde práticas de recuperação ambiental estão em andamento, com a participação de estudantes do curso de graduação em Dança da UFV. Como parte das atividades do projeto, foi criada a coreografia site specific para a Dança Local, que será apresentada nos gramados das lagoas da UFV, e também foi realizada a montagem da Dança Global, mesma coreografia que será feita pelas diferentes localidades ao redor do mundo que participarão do projeto.
Oficinas de introdução ao Maracatu, ministradas por Gleydson Silva, integrante do conjunto musical O Bloco, também foram realizadas, oferecidas para estudantes do curso de graduação em Dança e da Escola Municipal Dr. Juscelino Kubitschek. A partir dessas oficinas, os alunos da escola criaram a abertura do evento com a colaboração da Profa. Débora Kamashe.
Comentários (0)
Comentários do Facebook