Ex-aluno da UFV recebe prêmio de melhor dissertação em Administração Pública
A premiação aconteceu no início de novembro durante o VII Encontro Brasileiro de Administração Pública
O ex-estudante do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPG- Adm) da UFV, Jorge Leal da Silva, recebeu o prêmio de melhor dissertação na área de administração pública pelo trabalho Controle Externo do Poder Legislativo sobre o Poder Judiciário: um estudo crítico-discursivo da manutenção do salário dos juízes-ministros do STF. A premiação é concedida pela Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP) e aconteceu durante o VIII Encontro Brasileiro de Administração Pública, realizado, de forma virtual, no início de novembro.
A dissertação escolhida entre 27 inscritas traz uma abordagem institucionalista, que valoriza o papel das ideias, indicando melhorias no Processo Legislativo Federal. Se implementadas, essas melhorias, segundo o estudo, contemplariam os interesses da sociedade quando se discute aprovar ou não o pagamento de quase R$ 40 mil de salário bruto nominal para os juízes. As discussões suscitadas no trabalho premiado se basearam na análise de discursos de congressistas e de juízes-ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O objeto do estudo foi o discurso sobre a política remuneratória dos juízes-ministros do STF.
Jorge Leal defendeu a dissertação em fevereiro de 2021, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Orientado pela professora Nina Rosa da Silveira Cunha (Departamento de Administração e Contabilidade), coorientação dos docentes Magnus Luiz Emmendoerfer (Departamento de Administração e Contabilidade) e Maria Carmen Aires Gomes (Departamento de Letras).
Atualmente, Jorge é doutorando em Administração Pública e Governo na Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP), onde continua pesquisando sobre o tema.
Comentários (0)
Comentários do Facebook