Estado nomeia mais 3,9 mil servidores aprovados no concurso da educação

O lote de nomeações inclui analistas educacionais, inspetores, especialistas e professores de educação básica; no total, são mais de 6 mil profissionais reforçando os quadros da Educação

Estado nomeia mais 3,9 mil servidores aprovados no concurso da educação
Dirceu Aurélio/Imprensa MG

O Governo de Minas Gerais anunciou nesta quinta-feira (11) a nomeação de 3.958 novos servidores aprovados no Concurso Público da Secretaria de Educação (SEE/MG). Com isso, mais de 6 mil profissionais agora integram o quadro da Educação do Estado.

Os nomeados incluem 424 Analistas Educacionais Inspetores Escolares, 598 Especialistas em Educação Básica e 2.936 Professores de Educação Básica. A lista completa dos nomeados está disponível no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais.

Esses profissionais atuarão em 47 Superintendências Regionais de Ensino (SRE) e em escolas estaduais em todo o estado. A subsecretária de Gestão de Recursos Humanos, Gláucia Ribeiro, destacou a importância de aumentar o quadro de servidores efetivos nas escolas públicas. Ela também alertou para a necessidade de os novos nomeados ficarem atentos às próximas etapas, como perícias e cronogramas de posse.

A subsecretária de Gestão de Pessoas da Seplag-MG, Kênnya Kreppel, ressaltou que essa nomeação faz parte de um esforço maior do Governo de Minas para fortalecer o serviço público e valorizar os servidores estaduais.

Em junho, mais de 2 mil candidatos aprovados no concurso da Educação já haviam sido nomeados. Com as nomeações desta quinta-feira, o total chega a 6.040 novos servidores. Nos últimos cinco anos, o estado nomeou 26 mil servidores.

O Concurso Público SEE/MG, regido pelo Edital SEE/Seplag nº 3/2023, contou com provas objetivas, redação e avaliação de títulos, sendo realizado em outubro de 2023. Foram oferecidas vagas para diversas carreiras do quadro de pessoal da SEE/MG, distribuídas em 45 municípios mineiros, incluindo Belo Horizonte e as cidades-sede das SREs.

As vagas foram destinadas para atuação em Unidades de Ensino, Superintendências Regionais de Ensino, Núcleos de Acolhimento Educacional, Centros de Referência em Educação Especial Inclusiva e Unidade Central.