Especialistas escolhem os melhores do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal
Anúncio dos vencedores será realizado no dia 9 de dezembro
O Concurso Estadual de Queijo Minas Artesanal entrou na reta final e, na última quarta-feira, 25, um time de especialista degustou inúmeros produtos para definir qual é o melhor queijo artesanal do estado. No total, 25 jurados tiveram que provar 185 queijos de produtoras das regições de Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro.
De acordo com a Emater/MG, os queijos artesanais inscritos são legalizados, com inspeção municipal ou estadual. Eles foram avaliados nos quesitos: sabor, textura, aroma, apresentação, cor e consistência.
A primeira etapa contou com a seleção dos 20 melhores queijos e, em seguida, eles passaram por uma nova avaliação às cegas para a escolha dos cinco melhores. O resultado do concurso será divulgado no dia 9 de dezembro.
O evento é considerado de suma importância para a valorização do setor de laticínios no estado. Segundo o presidente da Emater/MG, Gustavo Laterza, Minas Gerais produz “mais de 9 bilhões de litros de leite por ano, temos em torno de 900 laticínios e cerca de 30 mil produtores, a maioria de agricultores familiares, trabalhando com queijos artesanais. Isso mostra a força do setor na geração de emprego, oportunidades e renda no campo e na cidade”.
Comentários (0)
Comentários do Facebook