Equipe da Defesa Civil conclui projeto para área de risco de Silvestre

Equipe da Defesa Civil conclui projeto para área de risco de Silvestre

Já se encontra em poder do prefeito Ângelo Chequer o projeto de construção de bueiro com tubos metálicos corrugados e canal de gabiões em curso de água na Rua Mizael Lustosa no Bairro Silvestre.
O projeto, entregue ao chefe do executivo no dia 1º deste mês, foi elaborado por uma equipe da Defesa Civil do Município, para corrigir problema estrutural da Mizael Lustosa, trecho onde há mais de oitos anos vem o correndo o desmoronamento de uma galeria pluvial com manilhas de concreto. O problema foi avaliado pela Defesa Civil como de grande potencial de comprometimento da integridade física de residências e risco para o trânsito de veículos na referida via pública do distrito.
O projeto, contendo planilha orçamentária e memorial descritivo da obra, prevê a implantação de doze metros de tubos metálicos corrugados (tubo Armco) de 2,80 metros de diâmetro e construção de canal de gabião (muro de arrimo ou de contenção em concreto) em ambas as margens do curso d’água, de 57 metros de extensão com 2,5 metros de altura e 2,00 metros de largura. O custo total da obra está previsto em R$148.911,72.

Histórico
De acordo com Luciano Piovesan Leme, da Secretaria de Governo da PMV, a quem o Departamento de Defesa Civil está vinculado desde o início da atual gestão municipal, por determinação do prefeito Ângelo Chequer, no início deste ano foi ele foi encarregado de formar uma equipe técnica para elaboração de projetos das áreas de risco mapeadas pela Defesa Civil no município, sendo que esta equipe foi composta formada por estagiários em final de curso da Engenharia Civil da UFV, monitorados por engenheiro civil da Secretaria de Obras. O projeto da Rua Mizael Lustosa, segundo Luciano Piovesan, é o terceiro de um total de 11 que estão sendo elaborados pela equipe do Departamento de Defesa Civil, prevendo-se que até o final ao ano estejam todos concluídos. São obras para os bairros Arduíno Bolivar (Amoras), São Sebastião, Santo Antônio, João Braz, Nova Era, Fátima, Cachoeira de Santa Cruz e Vale do Sol, que demandam investimentos da ordem de R$ 19 milhões e cuja realização, frisa Luciano, a exemplo do projeto do Bairro Silvestre, demanda repasse de recursos dos governo de Minas e Federal, dadas às limitações financeiras que o município.Na entrega do projeto de contenção da Rua Mizael Lustosa (Silvestre), o secretário de Governo Luciano Piovesan Leme estava acompanhado do Chefe do Departamento de Defesa Civil Rodrigo Cardoso e dos estagiários da Engenharia Civil Mateus Pereira de Souza, Guilherme Roriz Lima, Diogo Antônio Barroso de A. Rezende e do engenheiro civil da Secretaria de Obras da PMV, Luiz Vinicius de Castro Rangel. Também presente o presidente da Associação de Moradores do Bairro Silvestre, Marcelo Feijó.
O prefeito Ângelo Chequer agradeceu ao empenho dos membros da equipe do Departamento de Defesa Civil pela agilidade na elaboração do projeto completo, enfatizando que “a administração está sistematicamente buscando soluções para problemas históricos no município, definindo prioridades na elaboração de projetos que visam minimizar ou eliminar os problemas de diversas áreas classificadas como de risco”.