Editora UFV aprova projeto junto à Fapemig para modernização de seu processo produtivo
A Editora receberá cerca de R$ 150 mil
A Editora UFV aprovou, junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), um projeto para recebimento de recursos visando à modernização de seus processos editoriais e gráficos. Serão destinados, para tal finalidade, R$ 149.599,92, conforme resultado recentemente divulgado pela entidade mineira – que recebeu 80 propostas, das quais seis aprovadas foram enviadas por editoras.
A chamada 08/2023 compreende o Programa de apoio a publicações científicas e tecnológicas e ações voltadas para a divulgação dos resultados das pesquisas do estado de Minas Gerais. No projeto enviado pela Editora UFV, foram ressaltadas iniciativas com o intuito de conferir maior agilidade à produção de novas obras, preservando a qualidade delas e ampliando sua propagação.
Um dos aspectos de maior destaque do Projeto de Modernização do Processo Editorial e do Parque Gráfico da Editora UFV diz respeito ao caráter social da realização. As obras a serem publicadas com apoio desse recurso precisam indicar quais contribuições oferecerão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, 10% da tiragem de qualquer produção deverá ser doada a estudantes em vulnerabilidade social da Universidade e, eventualmente, a público externo à instituição que se enquadre no mesmo contexto.
Outras ações previstas no projeto são o lançamento de edital específico para publicação de obras e a participação em eventos e visitas a instituições, visando à apresentação da Editora UFV. Os valores a serem recebidos serão destinados à compra de equipamentos, atualização de softwares, modernização do parque gráfico e aquisição de insumos para estoque regularizador.
“As editoras universitárias são entidades sem fins lucrativos que prestam à sociedade o serviço de guardiãs da excelência na produção literária técnico-científica. Nossas publicações se pautam pela relevância de suas contribuições para a ciência, e não por sua natureza estritamente comercial. Nesse sentido, é salutar que ocorram chamadas como esta da Fapemig, que criam oportunidades e ‘premiam’, por assim dizer, propostas estruturadas. Isso serve para nos entusiasmar, na medida em que propicia meios à viabilização de nossas atividades e confere maior visibilidade a essas entidades”, observa o diretor da Editora UFV, Brício dos Santos Reis.
Além da Editora, 11 propostas da Universidade foram aprovadas neste edital, conforme pode ser conferido no arquivo disponível no site da Fapemig.
Fonte: UFV
Siga o jornal Folha da Mata nas redes sociais e fique por dentro de tudo!
Instagram | Facebook | Twitter | Youtube
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp | Envie sua sugestão de matéria
Notícias de Viçosa - Viçosa MG - UFV - Folha da Mata - Folha da Mata Impresso - PDF Folha da Mata - Viçosa Notícias - Viçosa TV - News Viçosa - Saber Viçosa - Urgente Viçosa - Primeiro Viçosa - Viçosa Lespa - Araponga - São Miguel do Anta - Canaã - Coimbra - Ervália - Cajuri - Teixeiras - Paula Cândido - São Geraldo - Pedra do Anta - Porto Firme - Guaraciaba - Piranga - Lamim - Dores do Turvo - Ponte Nova - Visconde do Rio Branco
Comentários (0)
Comentários do Facebook