Continua o racionamento de água
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa (Saae) continua alertando a população sobre os cuidados com o desperdício de água na cidade.
A falta de chuvas tem prejudicado sensivelmente a captação de água na lagoa da UFV, que a cada dia apresenta o seu nível bem abaixo do normal, justificando a continuidade da campanha contra o desperdício e o racionamento de água no município, decretado desde o dia 17 de maio, devido ao período de estiagem.
As manobras técnicas entre a ETA I e a ETA II na tentativa de amenizar o problema da falta d’água nos reservatórios continuam sendo feitas de forma sistemática.
A estiagem vem provocando consideráveis baixas nos corpos d’água da região e de acordo com o Saae, o racionamento busca amenizar o problema e a parceria com a população é fundamental no momento.
Da lagoa da UFV, localizada próxima ao supermercado Escola, é retirada toda a água que é distribuída para a cidade e que abastece também o campus universitário.
Em situações normais são captados 90 litros por segundos pela ETA I, mas com a estiagem, a captação varia de acordo com a disponibilidade de água nas represas e, conforme acordo firmado entre a UFV e o Saae, pode variar entre 40 a 90 litros por segundo. Atualmente estão sendo captada em torno de 40l/s, pela ETA 1.
A capacidade de armazenamento do reservatório da ETA I (Pintinho) é de 1,7 milhão de litros, aproximadamente.
Escala de racionamento - O racionamento continua sendo feito de acordo com a escala divulgada pelo Saae. Às segundas e quintas-feiras, das 7h30 às 19h30h, no Bairros Arduíno Bolivar, Inconfidência Recanto das Veredas, Barrinha, João Braz, Bela Vista, Liberdade, São José, Boa Vista, Moacir Dias de Andrade, Serra Verde, Nova Viçosa, Silvestre, Cidade Nova, Posses, Vau Açu, Inácio Martins, Recanto da Serra e Violeira.
Às terças e sextas-feiras, na Betânia (parte baixa), Fuad Chequer, Rua da Conceição, Bom Jesus (parte baixa), João Mariano, Sagrada Família (parte baixa), Centro, Júlia Mollá, Santa Clara (sentido Fátima), Clélia Bernardes, Lourdes, União, Estrelas (parte baixa), Nova Era, Vale do Sol, Fátima e Ramos.
Às quartas-feiras e aos sábados, Belvedere, Maria Eugênia, Sagrados Corações, Betânia (parte alta), Monte Rei, Santa Clara (sentido São Sebastião), Bom Jesus (parte alta), Morada do Sol, Sagrada Família (parte alta), Estrelas (parte alta), Morada do Sol II, São Sebastião, JK, Santo Antônio e Vereda do Bosque.
O Saae recomenda que todo mau uso e desperdícios devem ser denunciados através do telefone 3899-5600.
Comentários (0)
Comentários do Facebook