Coluni tem a maior média no Enem 2015 entre as escolas públicas
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na última terça-feira, 4, os resultados das escolas brasileiras na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2015. Cinco escolas mineiras aparecem entre as 10 que tiveram as notas mais altas nas públicas e particulares. O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAp-Coluni) obteve, mais uma vez, o melhor desempenho entre as instituições públicas, com média de 690,52. O Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (RS) foi a segunda escola pública, com média de 690,26 e em terceiro ficou o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (PE), com 677,84. Já no ranking geral, considerando também as escolas privadas, o Coluni aparece na 33ª posição.
O desempenho das instituições mineiras foi inferior se comparado com o resultado do Enem 2014, quando das 10 melhores instituições públicas no quesito, seis eram de cidades de Minas. Entre as 12 melhores particulares, quatro também eram do estado.
Ranking - O Inep divulgou dados de 14.998 instituições, que são aquelas nas quais pelo menos 50% dos alunos do terceiro ano participaram no Enem e esse número equivale a pelo menos dez estudantes. No país, são 25.777 escolas com alunos matriculados no 3º ano do ensino médio regular.
As médias foram calculadas pela Agência Brasil com base nas notas das escolas em cada uma das quatro provas objetivas do Enem - linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. A prova de redação foi excluída do cálculo por ser subjetiva e por não seguir a Teoria de Resposta ao Item (TRI), como as demais.
Histórico do desempenho - Essa não é a primeira vez que o Coluni se destaca pelo seu desempenho no Enem. Em 2009, o primeiro ano do exame como principal forma de acesso às instituições públicas do país, o Coluni foi a escola pública mais bem classificada em todo o Brasil. O resultado alcançado pelo Colégio, média de 739 pontos, também foi o melhor entre todas as escolas – públicas e privadas – de Minas Gerais. Considerando as duas redes de ensino, em todo o país, o Coluni alcançou, naquele ano, a sétima colocação geral.
No ano seguinte, o Colégio foi, novamente, o primeiro colocado entre as escolas públicas no Enem. O Coluni alcançou a média de 726,42 pontos, aparecendo em 8º lugar na classificação geral entre as escolas com mais de 75% de participação de estudantes no Enem 2010
Em 2011, mais uma vez, o Coluni se destacou, sendo a escola pública mais bem classificada de todo o país entre as instituições que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio. O Colégio de Aplicação obteve média de 704,285 pontos e ocupou a 8ª posição na classificação geral.
No ano de 2012, o Colégio de Aplicação foi considerado a melhor escola pública do país e a primeira de Minas Gerais no Enem, com média de 706,22.
Em 2013, o Colégio de Aplicação foi a escola pública mais bem colocada no ranking das médias gerais no exame. O Coluni ficou na 12ª colocação, com pontuação média de 702,99, e foi a única escola pública entre as 20 maiores médias.
No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, o resultado geral por escolas públicas do país apontou o colégio da UFV como o de melhor média de pontos em Minas Gerais e o de segunda melhor média nacional: 693,3.'
Comentários (0)
Comentários do Facebook