Cartórios Eleitorais iniciam convocação de mesários para eleições municipais de 2024

Convocação inclui treinamento e benefícios como folga no trabalho e auxílio-alimentação

Cartórios Eleitorais iniciam convocação de mesários para eleições municipais de 2024
Fernando Frazão/Agência Brasil

Os Cartórios Eleitorais de todo o país começaram, na terça-feira (09), a convocar mesários e mesárias para as eleições municipais de 2024. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), cerca de 210 mil pessoas devem atuar nessa função no estado.

Cada cartório eleitoral escolhe o meio mais adequado para convocar seus mesários, podendo ser por carta, e-mail, presencialmente ou pelo WhatsApp. A convocação apresentará informações sobre o treinamento, que pode ser presencial, pelo aplicativo Mesário ou por meio da plataforma de educação a distância do TSE.

Além da convocação enviada a cada mesário, as zonas eleitorais publicam um edital com a nomeação da mesa receptora de votos de cada seção eleitoral – são quatro mesários por seção. A publicação dos editais deve ocorrer entre 9 de julho e 7 de agosto no Diário da Justiça Eletrônico. A partir da publicação, as pessoas nomeadas têm até cinco dias para solicitar dispensa ao juiz eleitoral. Em algumas situações, é possível apresentar o pedido de dispensa após esse prazo, como quando um parente do mesário se registra como candidato às eleições municipais.

Se houver dúvidas sobre a convocação, basta ligar para o Disque-Eleitor nos telefones 148 ou (31) 2116-3600.

Funções e benefícios

Cabe ao mesário garantir o funcionamento da seção eleitoral. Entre suas responsabilidades estão a organização das filas, a identificação de eleitores e a impressão da zerésima e do boletim de urna.

Os mesários têm direito a dois dias de folga no trabalho para cada dia de treinamento ou de trabalho na votação. As folgas devem ser negociadas diretamente com o empregador. Além disso, os mesários recebem auxílio-alimentação no valor de R$60 para cada turno trabalhado.

A atuação como mesário pode servir como critério de desempate em concursos públicos, se previsto no edital. Se o mesário for estudante universitário e a universidade tiver convênio com a Justiça Eleitoral, as horas trabalhadas podem contar como atividade extracurricular.

Inscrições

Quem quiser ser mesário ainda pode se inscrever, pois o cadastro para a função é permanente. Inscreva-se como mesário voluntário.