Bolsas de pesquisas da Fapemig terão reajuste de 25%

O aumento vai contemplar os 4.368 pesquisadores financiados por bolsas de formação

Bolsas de pesquisas da Fapemig terão reajuste de 25%

Boa notícia para os pesquisadores de Minas Gerais. O governador Romeu Zema (Novo), anunciou, nesta segunda-feira, 25, o reajuste de 25% no valor das mensalidades das bolsas de formação concedidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). 

O reajuste beneficiará um total de 4.368 bolsistas, sendo bolsas de formação concedidas em cotas institucionais para iniciação cientifica, mestrado, doutorado e pós-doutorado, incluindo as bolsas do Programa Institucional de Iniciação Científica – PIBIC, do Programa de Apoio à Pós-Graduação - PAPG e do Programa de Capacitação de Recursos Humanos - PCRH. 

A recomposição no valor das bolsas, por meio de recursos orçamentários da Fapemig, simboliza um avanço para Minas Gerais, além de um incentivo adicional para a pesquisa, uma vez os valores do benefício financeiro encontravam-se há muitos anos defasados, com o último reajuste realizado em 2013. 

A medida, aprovada pelo Conselho Curador da Fapemig no último mês de setembro, passa a vigorar a partir de novembro deste ano. “Além de recompor parcialmente o valor, que se encontra defasado, esperamos atrair e manter talentos para a pesquisa no Estado de Minas Gerais”, afirma o presidente da Fapemig, Paulo Sérgio Lacerda Beirão.

A INSTITUIÇÃO 

Fapemig é a agência de indução e fomento à pesquisa e à inovação científica e tecnológica do Estado de Minas Gerais. A formação de pesquisadores está prevista em sua missão. Atualmente, a Fundação financia 2.839 bolsas de iniciação científica, 903 bolsas de mestrado e 626 bolsas de doutorado por meio de seus programas de formação.