Cidades da microrregião de Viçosa podem pedir crédito com juros reduzidos
Iniciativa visa trazer melhorias aos municípios com projetos na área da sustentabilidade, educação e esportes
Nove cidades da microrregião de Viçosa podem solicitar ao BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais) empréstimos com redução da taxa de juros para projetos de educação, saúde e sustentabilidade.
Através da linha BDMG Sustentabilidade, o banco iniciou nesta semana a concessão dessa opção às cidades que estejam abaixo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) médio de Minas Gerais, conforme dados do censo de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), última pesquisa nacional a conferir o IDH dos municípios brasileiros.
De acordo com o BDMG, podem ser contemplados com a redução das taxas de juros os projetos para geração de energia renovável e tratamento de esgoto e de resíduos sólidos urbanos, além de outros alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU (Organização das Nações Unidas), incluindo na área da educação, como construção de creches, e na área de esportes, na reforma de um ginásio, entre outras ações.
Com a redução da taxa, a linha de crédito do BDMG fica acompanhada de juros de 15,41% ao mês, composta de taxa própria do banco (0,41%) e o atual valor da Selic (15%). Os municípios podem efetuar o pagamento em até 72 meses, com prazo de 18 meses de carência.
Segundo o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, o banco possui uma equipe técnica que pode alinhar um possível empréstimo às demandas dos municípios interessados.
Conforme dados do censo de 2010 do IBGE, as cidades da microrregião que podem solicitar o financiamento são Ervália, Piranga, Porto Firme, Paula Cândido, Araponga, São Miguel do Anta, Canaã, Cajuri e Pedra do Anta. Viçosa, Teixeiras e Coimbra foram as únicas que apresentaram IDH maior que a média atual na época e ficam fora dos requisitos da linha creditária.
Para o BDMG, a iniciativa tem o objetivo de trazer contribuições aos municípios, de modo que os gestores consigam realizar melhoras na cidade, gerando benefício e qualidade de vida à população.



Comentários (0)
Comentários do Facebook