Aspuv debate aplicação de cotas em concursos para professores na UFV nesta quarta
Assunto é discutido nacionalmente para reajuste dos regimentos de admissão
A Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Aspuv debaterá, nesta quarta-feira, 2 de julho, a aplicação de cotas em concursos para professores na instituição, um dos desafios enfrentados não só pela UFV, mas por boa parte das universidades federais do Brasil.
Com o tema “Cotas em Concursos para Docentes na UFV: Direito e Justiça Racial”, o evento, que será realizado às 18h30 no auditório do Departamento de Tecnologia de Alimentos (DTA), contará com a participação da vice-reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Joana Célia dos Passos, e do cientista social Sales Augusto dos Santos.
De acordo com a Seção Sindical dos Docentes da UFV (Aspuv), entre 2014 e 2024, a instituição abriu editais com um total de 346 vagas para docentes, mas não admitiu nenhum candidato negro através de reservas obrigatórias de cota.
A Aspuv afirma que o não cumprimento da lei é decorrente do “fracionamento de vagas”, estratégia em que, segundo a seção sindical, uma instituição lança diversos editais de preenchimento, mas com um número menor de vagas requisitado para aplicar a medida.



Comentários (0)
Comentários do Facebook