Afundamento de posto obstrui Córrego da Conceição
O afundamento do piso do posto de combustíveis obstruiu a passagem de água, que agora está sendo represada, com risco de enchente
O piso dos fundos do posto de combustíveis Canaã, na avenida Bueno Brandão, desabou no último domingo, 5. De acordo com a Defesa Civil, a causa do afundamento foi o colapso das manilhas que dão vazão ao Córrego da Conceição, que é canalizado neste trecho. O local do afundamento já estava isolado devido à reforma do lava-rápido do posto e ninguém ficou ferido.
O problema é antigo, já que o posto de combustíveis e outras edificações foram erguidas sobre o leito do Córrego da Conceição. Há alguns anos, enchentes foram registradas no mesmo local.
Na segunda-feira, 6, a Secretaria de Obras enviou uma equipe ao local e, com a ajuda de uma retroescavadeira, retirou a terra para a visualização das manilhas. De acordo com o secretário de Obras, José de Arimathea Silveira Marques, a prioridade é a desobstrução da passagem da água, o que só será possível quando a chuva der uma trégua.
Enquanto isso, as águas do Córrego da Conceição sobem e atingem níveis preocupantes,principalmente para moradores da parte baixa da rua Francisco Machado, que anualmente sofrem com alagamentos. Também há riscos de novas movimentações de terra. Em uma corrida contra o tempo, a prefeitura tenta bombear a água acumulada, que está sendo desviada para outra rede pluvial. Duas bombas realizam o trabalho desde a manhã de ontem, 8.
Para o chefe da Defesa Civil, Cristimar do Vale Castro, o problema só será resolvido definitivamente com a construção de uma galeria, de preferência de concreto. O secretário de Obras concorda e disse que vai elaborar um projeto para isso, salientando que a execução de qualquer obra desse porte, no local, demandará grande volume de recursos, os quais a prefeitura não dispõe no momento. O secretário reafirmou que, por enquanto, o foco é reconstituir as manilhas e refazer o aterro.
Com a ajuda de bombas de sucção, a prefeitura tenta, desde ontem, esvaziar a represa que se formou atrás do posto Canaã, antes que a água alcance as casas da rua Francisco Machado
Comentários (0)
Comentários do Facebook