ZMM suspende produção em Teixeiras e Pedra do Anta
A medida é temporária
A Zona da Mata Mineração S.A. (ZMM) anunciou na quinta-feira (28), a suspensão temporária de parte de suas operações nas cidades de Teixeiras e Pedra do Anta. Esta medida foi tomada após uma vistoria realizada pela Semad (Secretaria Estadual de Meio Ambiente) em 14 de julho, que resultou na lavratura de um Auto de Infração devido a supostas irregularidades operacionais.
A empresa alega utilizar tecnologias avançadas que ajudam a promover a minimização dos impactos ambientais em todas as etapas de suas operações. No entanto, a inspeção levou ao embargo temporário de duas de suas cavas, enquanto outras atividades essenciais, como monitoramento de segurança, controle ambiental, manutenção, conservação de ativos e monitoramento patrimonial, permanecem em andamento.
A ZMM enfatiza que as autuações emitidas pelo órgão ambiental estão atualmente sob análise e que o processo em questão é estritamente administrativo, sem implicações criminais ou cíveis. A empresa alega discordar das acusações e salienta seu compromisso contínuo com obrigações econômicas, legais, ambientais e regulatórias.
Em nota, a empresa anunciou que a suspensão temporária resultou em um processo de reestruturação interna, incluindo o encerramento dos contratos de trabalho de alguns funcionários. A empresa enfatiza que essa foi uma medida de último recurso após considerar todas as alternativas possíveis.
“A ZMM ressalta que mantém o seu compromisso com as obrigações de qualquer natureza, sejam econômicas, legais, ambientais ou regulatórias, e salienta que se mantém firme em sua missão de colaborar para o desenvolvimento socioambiental dos municípios de Teixeiras e Pedra do Anta, em busca de assegurar um ambiente propício as presentes e futuras gerações. Esta paralisação temporária servirá para fazermos nosso planejamento e adequações necessárias para retomarmos o mais rápido possível o caminho do crescimento sustentável e desenvolvimento social para nossa região”, enfatiza a nota.
Comentários (0)
Comentários do Facebook