Viçosense irá representar o Brasil em Olimpíada de Biologia em Cuba
Pedro Perry Resende tem 17 anos e cursa o 3º ano do ensino médio no Coluni
O estudante do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (COLUNI - UFV), Pedro Perry Resende, foi um dos quatro estudantes selecionados para representar o Brasil na XVII Olimpíada Ibero-americana de Biologia (OIAB). A competição ocorrerá em Cuba, em setembro deste ano, e reunirá estudantes de 15 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Panamá, Peru, Portugal e República Dominicana.
A competição é organizada anualmente por instituições de ensino e institutos de pesquisa dos países participantes e engloba provas práticas e teóricas. Participam os estudantes que obtiveram as melhores pontuações na Olimpíada de Biologia de seu respectivo país. No Brasil, a seleção é feita através da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), realizada pelo Instituto Butantã.
Em 2024, cerca de 164 mil alunos se inscreveram na OBB e os 16 melhores colocados participaram de uma seletiva, na sede do Instituto, em São Paulo. Durante uma semana, os finalistas tiveram aulas práticas e teóricas com professores e pesquisadores do Instituto, e ao final foram avaliados pela comissão julgadora. Os quatro melhores colocados nessa seletiva irão representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Biologia (IBO) e os colocados entre as 5ª e 8ª posições, na Olimpíada Ibero-americana de Biologia (OIAB). Para a IBO, foram selecionados os estudantes: Alexandre Andrade de Almeida, Clara Nakata de Carvalho, Bruni Di Giorno Deeke e Iara Vieira Vitarelli. Para a OIAB irão os estudantes Pedro Perry Resende, Marcos Paulo Gonçalves Santos, Arthur Kui e David Li Chiun Liu.
Pedro Resende conta que se preparou para a competição estudando com outros colegas do Coluni e assistindo aulas pela internet. Diz também que com o apoio do professor Tomás Veloso do Bioagro, Instituto de Biotecnologia Aplicada da UFV, pôde aprender algumas práticas de laboratório.
O estudante, de 17 anos, cursa o 3º ano do ensino médio e é natural de Viçosa. Ele já recebeu medalhas em outras olimpíadas, mas conta que essa foi a sua primeira participação na Olimpíada de Biologia. “Fui incentivado a participar por um amigo, que também estuda no Coluni. Já estudamos juntos para outras olimpíadas, com certeza isso ajudou bastante nessa conquista”, afirma Pedro Resende.
Segundo Pedro Resende, a participação em olimpíadas científicas é uma oportunidade de estudar o que se gosta de maneira mais aprofundada, instigante e aplicada; e contribui enormemente para sua formação. “Espero poder representar bem o Brasil e quem sabe, conseguir uma medalha”, diz Pedro Resende. Ele afirma que pretende estudar Matemática Aplicada, e que as áreas que mais o atrai na Biologia são a Biologia Molecular e a Genética.
Outros alunos do Colégio de Aplicação da UFV que conquistaram medalha na edição 2024 da OBB foram César Bitar Rodrigues Lana, João Paulo Barbosa de Freitas e Vinicius Duque Silame Reis Mazzini, que receberam medalhas de Bronze, e Matheus Filipe Dos Santos, medalha de Prata.
A OBB tem o apoio do Instituto Butantan, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Comentários (0)
Comentários do Facebook