Viçosa tem 536 casos confirmados de dengue e 4 de chikungunya

A cidade encontra-se em Estado de Alerta, conforme apontado pelo último Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa)

Viçosa tem 536 casos confirmados de dengue e 4 de chikungunya

Desde o início do ano até esta sexta-feira (23) o município de Viçosa tem enfrentado um aumento preocupante nos casos de dengue. Segundo dados levantados pelo Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, já foram notificadas 682 ocorrências de dengue, sendo que 536 casos foram confirmados, 125 foram descartados e 21 estão em fase de investigação. 

Além disso, a cidade também enfrenta nove casos notificados de Chikungunya, uma doença transmitida pelo mesmo vetor da dengue, o mosquito Aedes aegypti. Dentre esses casos, quatro foram confirmados em pacientes que estiveram recentemente em outros municípios e, ao retornarem a Viçosa, apresentaram sintomas e tiveram os resultados positivos para Chikungunya. 

A Vigilância Epidemiológica destaca que tanto os casos de dengue quanto os de Chikungunya são considerados agravos de notificação compulsória e devem ser comunicados imediatamente em até 24 horas. De acordo com a PRC 04, de 28 de setembro de 2017, estabelecida pelo Ministério da Saúde, é obrigatório que médicos, profissionais de saúde e responsáveis por estabelecimentos de saúde, sejam eles públicos ou privados, informem as autoridades de saúde sobre surtos e casos dessas doenças. 

Diante desse cenário, o município de Viçosa encontra-se em Estado de Alerta, conforme apontado pelo último Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa). Essa medida visa intensificar as ações de controle e prevenção, além de mobilizar a população para combater a proliferação do mosquito transmissor. 

A Secretaria de Saúde reforça a importância de os pacientes que apresentem sintomas procurar imediatamente a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para receberem atendimento médico adequado. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para evitar complicações e controlar a disseminação dessas doenças. 

É importante ressaltar que deixar de notificar um caso de doença, agravo ou evento relevante para a saúde pública constitui uma infração sanitária, sujeita a medidas administrativas e penais. Além disso, a subnotificação desses casos compromete o planejamento e o enfrentamento adequado dessas condições. 

A população de Viçosa é convocada a colaborar ativamente no combate ao mosquito Aedes aegypti, adotando medidas de prevenção em suas residências e denunciando possíveis focos de criadouros às autoridades competentes. Somente com a união de todos será possível combater efetivamente essas doenças e preservar a saúde da comunidade

 


Siga o jornal Folha da Mata nas redes sociais e fique por dentro de tudo!
Instagram | Facebook | Twitter | Youtube
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp | Envie sua sugestão de matéria

Notícias de Viçosa - Viçosa MG - UFV - Folha da Mata - Folha da Mata Impresso - PDF Folha da Mata - Viçosa Notícias - Viçosa TV - News Viçosa - Saber Viçosa - Urgente Viçosa - Primeiro Viçosa - Viçosa Lespa - Araponga - São Miguel do Anta - Canaã - Coimbra - Ervália - Cajuri - Teixeiras - Paula Cândido - São Geraldo - Pedra do Anta - Porto Firme - Guaraciaba - Piranga - Lamim - Dores do Turvo - Ponte Nova - Visconde do Rio Branco