Viçosa registra mais de 90 casos de pessoas feridas por animais de rua este ano

Viçosa registra mais de 90 casos de pessoas feridas por animais de rua este ano

Até a última segunda-feira, 13, 95 ataques de animais de rua a pessoas foram registrados somente neste ano em Viçosa, segundo o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde. No último dia 7, um homem foi mordido por um cão na Avenida Santa Rita enquanto transitava com uma motocicleta.
O despachante Milton Paes disse que foi atacado no momento em que arrancava com sua motocicleta após o sinal abrir. Ele reparou que alguns cães estavam sendo alimentados por uma senhora na via. “Os cachorros estavam avançando em quem passava no local. O tempo em que fiquei no sinal eles avançaram em duas pessoas”, relata.
Quando o sinal ficou verde, o despachante disse que arrancou com o veículo e ao passar próximo aos cães um deles o atacou na perna direita. “Eu levantei a perna, mas mesmo assim não teve jeito. Era um cachorro grande, conseguiu pegar a minha perna”, conta.
Diante da situação, Milton foi para a Policlínica, mas foi orientado a procurar um médico no pronto socorro de um dos hospitais. Do hospital, retornou a Policlínica para receber vacinas contra a raiva humana e o tétano.
“Graças a Deus não foi muita coisa. Mais um arranhão na perna mesmo. Agora, é uma vergonha para Viçosa esses cachorros soltos”, avalia.

Números
De acordo com o levantamento da Vigilância Epidemiológica de Viçosa, setor ligado à Secretaria Municipal de Saúde, este ano já foram notificados 95 casos de ataques de animais de rua a pessoas. O setor não informou quantos são de cães e gatos, mas afirmou que a maioria se trata de cães. Em todo o ano passado foram 121 registros.