Viçosa: programação do 2º Orgulhe-se começa nesta quarta (28)
Evento aborda pautas e celebra a cultura da comunidade LGBTQIAPN+
A Secretaria de Cultura da Prefeitura de Viçosa promove, a partir desta quarta-feira (28), a segunda edição do "Orgulhe-se", um evento em homenagem ao Dia do Orgulho e à comunidade LGBTQIAPN+. Até domingo (2), a programação contará com palestras, rodas de conversa, apresentações artísticas e oficinas, além do apoio de diferentes entidades e grupos viçosenses que trabalham com cultura, pesquisa e serviços relacionados à diversidade de gênero e orientação sexual.
De acordo com a Secretaria de Cultura, assim como a primeira edição, realizada em 2022, o 2º Orgulhe-se tem como objetivo visibilizar e discutir temas importantes do movimento LGBTQIAPN+, além de celebrar a resistência e a cultura da comunidade, buscando a promoção do respeito e ações afirmativas e representativas para a população.
Programação
O evento tem início nesta quarta-feira, dia 28 de junho, quando é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+. A programação começa às 19h, no auditório da Estação Cultural Hervé Cordovil, com a mesa de abertura oficial do Orgulhe-se, reunindo representantes das instituições organizadoras e apoiadoras do evento: Secretaria de Cultura, House of Permission, Liga Universitária de Saúde de Populações Negligenciadas Maria Aragão (LUMA-UFV) e Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero (NIEG-UFV), entre outros.
Nos três primeiros dias, por meio da LUMA, o 2º Orgulhe-se promoverá mesas teóricas abarcando os seguintes temas: O trabalho multiprofissional na atenção à saúde da população LGBTQIAPN+ (28/06, às 19h30); Respeito, promoção e proteção dos direitos da população LGBTQIAPN+ (29/06, às 19h); e Saúde mental e qualidade de vida: desafios enfrentados pela população LGBTQIAPN+ (30/06, às 19h). Todos os debates serão realizados no auditório da Estação Hervé Cordovil.
Já no sábado, 1º de julho, a programação terá início às 14h30 com um cine-debate proporcionado pela exibição do curta-metragem “Vestido de Laerte”, de Claudia Priscilla e Pedro Marques. Em seguida, será realizada a dinâmica “Rio da Vida”, abordando as vivências e resistências das vidas LGBTQIAPN+. Ambas as ações têm apoio do NIEG. Durante a tarde, também haverá apresentações de danças desenvolvidas pela performer Sami Permission e pelo grupo de Jazz Funk do Centro Experimental de Artes. Às 17h15, será incentivada uma roda de conversa sobre a cultura LGBTQIAPN+, perpassando pela representatividade em Viçosa, os movimentos existentes na cidade e históricos relacionados a eles.
Abrindo a noite de sábado, às 18h, com apoio da House of Permission, o Corredor Cultural da Estação Hervé Cordovil abrirá espaço para a Operação Baile, evento coletivo e celebratório da cultura Ballroom e sua potência artística. A Ball terá seis categorias competitivas: Baby Vogue; Best Dressed; Face; Passinho x Batekoo; Trans Realness; e Beginner's Vogue. A atividade é gratuita e aberta ao público, que pode participar ativamente dos desfiles. Encerrada a Operação Baile, a comemoração do Orgulho continua com a apresentação de Afro DJ, às 20h..
A programação do 2º Orgulhe-se acaba no domingo, 2 de julho, com a oferta de três oficinas gratuitas: “Oficina de Defesa Pessoal” com Cris Macfer (às 14h); “Oficina de Vogue Femme” com Nini Permission (às 15h); e Oficina "Criatividade e Meditação: Caminhos possíveis para encontrar sua voz" com Endriu Gilbert (às 15h). Os workshops de Defesa Pessoal acontecem no ginásio da Escola M. M. Edmundo Lins, enquanto o de Criatividade e Meditação será realizado na Estação Hervé Cordovil. Os interessados em participar de uma ou mais oficinas devem se inscrever por meio deste formulário on-line. As vagas são limitadas.
A última atividade programada para o 2º Orgulhe-se é uma gaymada (queimada), também realizada no ginásio da Escola Edmundo Lins, com início previsto para às 17h do domingo e participação livre e gratuita.
Clique aqui para se inscrever para as oficinas do 2º Orgulhe-se
Comentários (0)
Comentários do Facebook