Viçosa poderá ter banco de alimentos em parceria da UFV com CeasaMinas
Futuras parcerias podem beneficiar UFV e a cidade de Viçosa
A criação de um bando de alimentos em Viçosa, administrado pela CeasaMinas (Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S/A), foi um dos assuntos discutidos em uma visita do reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Demetrius David da Silva, ao entreposto da CeasaMinas em Contagem.
A visita realizada na última sexta-feira (20), marcou o início das tratativas de um termo de cooperação com a UFV. O objetivo, segundo a Universidade, é colocar a academia à disposição para fortalecer tecnicamente a CeasaMinas e criar alternativas para projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica na UFV. Segundo a UFV, o mercado atacadista de gêneros alimentícios de Minas Gerais é um dos principais do país.
Acompanhado do presidente da CeasaMinas, Luciano Oliveira, o reitor da UFV também conheceu o Mercado Livre do Produtor e o Banco de Alimentos (Prodal).
A CeasaMinas é uma empresa de economia mista do governo federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) que reúne produtores rurais para contribuir com o desenvolvimento e modernização do setor hortigranjeiro, análise de mercado, identificação das regiões produtoras e estudos técnicos para o fortalecimento do abastecimento no estado. A empresa administra diretamente o entreposto da Grande BH, em Contagem e outros cinco, instalados nos municípios de Uberlândia, Juiz de Fora, Barbacena, Governador Valadares e Caratinga.
Segundo Demetrius, a visita abre uma série de oportunidades para parcerias com a UFV. “Temos plenas condições de contribuir para o desenvolvimento e modernização do setor hortigranjeiro, análise de mercado, identificação das regiões produtoras e estudos técnicos para o fortalecimento do abastecimento em Minas Gerais”, disse o reitor. Ele cita como exemplo, em curto prazo, o estabelecimento de metodologias para definição de um índice Ceasa/ UFV para produtos hortifrutigranjeiros. “O termo de cooperação é um passo inicial de parceria para toda a comunidade universitária que deseja trabalhar com temas ligados ao setor de abastecimento”. Ainda, segundo o reitor, a proximidade com a CeasaMinas pode beneficiar também a cidade de Viçosa, possivelmente com a criação de um banco de alimentos.
Comentários (0)
Comentários do Facebook