Viçosa perde Tancredo Almada

Professor aposentado pela UFV faleceu nesta terça-feira, 28

Viçosa perde Tancredo Almada

Faleceu nesta terça-feira, 28, o professor aposentado da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Tancredo Almada Cruz, aos 76 anos. Ele lutava contra um câncer e estava internado no Hospital São João Batista (HSJB), em Viçosa. O velório será realizado na sede da Associação dos Professores da UFV (Aspuv), a partir das 8h desta quarta-feira, 29.

Nascido em Juiz de Fora e formado pela Universidade de Brasília, Tancredo atuou, por muitos anos, como professor do Departamento de Administração e Contabilidade da UFV, e é reconhecido como fundador do curso de Economia, no mesmo departamento.

Depois da aposentadoria, Tancredo dedicou a vida às causas coletivas e abraçou pautas nobres, como a dos direitos das pessoas com deficiência e das crianças e adolescentes. Era membro dos conselhos municipais dessas duas áreas e atuou na presidência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) por vários mandatos.

Tancredo também foi presidente da Ong Census, onde colaborou na construção e publicação das edições do Retrato Social de Viçosa; e também foi presidente do Conselho Administrativo da Agência de Desenvolvimento de Viçosa (Adevi). Mais recentemente, atuava em um projeto de inclusão digital para pessoas com deficiência visual, realidade que também enfrentava.

Professor Tancredo deixa esposa, três filhos e uma relevante e inspiradora história de contribuição com a sociedade viçosense.