Viçosa já tem empresa pré-cadastrada no Detran-MG para realizar vistorias veiculares

Detran iniciou nesta semana o credenciamento de empresas de vistoria veicular, que vão assumir a função hoje realizada pela Polícia Civil

Viçosa já tem empresa pré-cadastrada no Detran-MG para realizar vistorias veiculares

O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) iniciou na última segunda-feira, 23, o processo de credenciamento das Empresas Credenciadas de Vistoria (ECV), que serão responsáveis pela vistoria para identificação veicular. O serviço é realizado, por exemplo, nos casos de transferência de propriedade e alteração de dados do carro, além de outros casos previstos em normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Atualmente, as vistorias são realizadas pela Polícia Civil. Em algumas cidades, o processo tende a ser demorado, pelo baixo número de funcionários, além de burocrático. Em Viçosa, atualmente o serviço é realizado normalmente, mas durante muito tempo foi alvo de reclamações.

A vistoria busca verificar a autenticidade da identificação do veículo, da documentação dele, a legitimidade da propriedade, bem como saber se os carros dispõem dos equipamentos obrigatórios e se as características originais e de seus agregados foram modificadas.

Segundo o delegado Eurico da Cunha Neto, diretor do Detran-MG, os documentos das ECVs serão analisados pelo órgão e, as que forem aprovadas, passarão por vistoria.

O diretor do Detran-MG espera que, com o credenciamento da ECVs, haja uma melhoria na qualidade dos serviços prestados pelo órgão, além de liberar os policiais civis que hoje executam esse trabalho para o incremento das atividades-fim de polícia judiciária.

CREDENCIAMENTO

Para se credenciar, a empresa interessada deve atender aos requisitos descritos na Portaria nº 1.935/2022 do Detran-MG. O pedido é eletrônico e a documentação deve ser enviada por meio do Sistema de Credenciamento de Empresas (SCE).

Uma empresa de Viçosa já pediu o credenciamento. A Viçosa Vistorias Automotivas LTDA, localizada na avenida Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, se cadastrou na plataforma na última segunda-feira, 23. Até o fechamento desta edição, essa era a única empresa com endereço em Viçosa pré-cadastrada para realizar as vistorias.