Viçosa entra em situação de muito alto risco de dengue
Município registrou 486 notificações de dengue nas últimas quatro semanas
Nas últimas quatro semanas, Viçosa registrou 486 notificações de dengue. Segundo o Ministério da Saúde (MS), considerando a população de Viçosa, o registro acima de 395 notificações da doença neste período coloca o município em situação de muito alto risco, maior grau na classificação do MS. Desde 1º de janeiro, foram notificados 1023 casos de dengue em Viçosa, com 380 confirmações, 40 casos descartados e 603 estão em investigação.
A Vigilância Epidemiológica informou que os casos são agravos de notificação compulsória e imediata, devendo ser comunicados pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, à autoridade de saúde.
Deixar de notificar um caso de doença, agravo ou evento de relevância para a saúde pública constitui uma infração sanitária, podendo ser adotadas medidas administrativas, sem prejuízo das medidas penais. Além disso, gera subnotificação, o que impacta no planejamento e enfrentamento dessas condições.
A Secretaria de Saúde recomenda que todo paciente com sintomas procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência de sua residência para atendimento médico
Ampliação dos horários de atendimento das UBSs
Na segunda-feira (18), a prefeitura de Viçosa anunciou a ampliação dos atendimentos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que possuem sedes próprias, estendendo horários e direcionando os usuários de outras UBSs para outras unidades.
A UBS dos bairros Santa Clara, Nova Viçosa, São José do Triunfo, Cidade Nova e Santo Antônio funcionarão de segunda a sexta, das 7 às 20 horas, enquanto a do Bom Jesus e a do Centro oferecerão atendimento das 7 às 21 horas.
Nos finais de semana, os atendimentos serão das 7 às 19 horas apenas na UBS Centro (antiga policlínica). Os usuários das demais unidades poderão buscar atendimento na UBS Centro no sábado e no domingo.
Comentários (0)
Comentários do Facebook