Viçosa e região podem acionar o Samu por aplicativo
Em entrevista ao Folha da Mata, o diretor técnico do Samu Cisdeste, Homero Calderaro, esclareceu possíveis dúvidas sobre o aplicativo

Através do aplicativo “Ligue 192 VolP”, moradores de Viçosa e região podem fazer chamadas de emergência com localização compartilhada para o Samu. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nos celulares com sistema Android e IOS. Para realizar as chamadas, o telefone deve estar conectado somente à internet, sem necessidade de acesso à rede telefônica.
Em entrevista ao Folha da Mata, o diretor técnico do Samu Cisdeste, Homero Calderaro, esclareceu os principais benefícios do aplicativo, a forma de utilizá-lo e as inovações que a plataforma traz.
De acordo com Homero, o “Ligue 192VolP” foi criado para complementar os atendimentos de urgência e emergência do Samu, sendo mais uma opção para solicitar chamadas. A diferença entre o aplicativo e as ligações telefônicas é a aceleração da primeira coleta de informações.
Isso porque, para utilizar a plataforma, é necessário realizar um cadastro em que o solicitante deve fornecer informações básicas, como o número de telefone, município em que reside, nome e a data de nascimento, o que direciona o atendimento somente para detalhes dos casos e otimiza o tempo de espera.
Além disso, segundo Homero, a plataforma tem acesso à localização do solicitante, permitindo atualizações em tempos reais para os socorristas responsáveis pela chamada e, devido ao atendimento exclusivo via internet, a população em zonas rurais agora podem solicitar os serviços de emergência mesmo sem acesso às redes telefônicas.
Outro ponto destacado por Homero foi que o aplicativo também é uma prevenção contra trotes. “Trote é crime e uma das principais estratégias [do aplicativo] é a identificação de quem passou o trote. Fica registrado o cadastro do solicitante e, caso ocorra o trote, ele responderá na justiça.”, ressaltou.
Parceria entre SAMU e Prefeitura de Viçosa
Na última terça-feira (18), o diretor técnico Homero Calderaro e o assessor técnico Luis Fernando Novaes se reuniram com o prefeito Ângelo Chequer para tratar de alinhamento de estratégias, mudanças na saúde viçosense e apresentação de demandas.
Homero contou ao Folha da Mata que o encontro foi marcado por alterações nos serviços do Samu com a intervenção dos hospitais e nos sistemas de saúde da região. De acordo com o diretor técnico do Samu Cisdeste, a mudança será positiva, já que a reestruturação tem otimizado os fluxos de atendimento e as dinâmicas entre Samu e os hospitais.
A equipe do Cisdeste, ainda, como integrantes do comitê da saúde viçosense, discutiram políticas públicas e formas de prevenir acidentes de motos, que, segundo Homero, fazem parte das principais demandas do Samu em Viçosa.
Durante a reunião, o prefeito Ângelo Chequer e a equipe do Cisdeste também debateram estratégias em conjunto para uma possível ampliação dos serviços da região.
Comentários (0)
Comentários do Facebook