Viçosa dá adeus à Professora Therezinha Mucci Xavier
Viçosa pranteou, na sexta-feira última, o falecimento de uma de suas mais ilustres filhas: Professora Therezinha Mucci Xavier. O sepultamento foi no sábado, no Cemitério Dom Viçoso, com grande acompanhamento de familiares, amigos e admiradores.
Fundadora da Academia de Letras de Viçosa (ALV), tendo como patrono Machado de Assis (Cadeira nº 19), professora Titular da Universidade Federal de Viçosa, Therezinhar era filha de Abdo Izaías Mucci e Laia Mucci. Era viúva do Prof. Maurício Xavier, poeta e também membro da ALV.
Jequeriense, desde a tenra idade ela passou a residir em Viçosa. Possuía como formação acadêmica o curso de Letras: Mestrado em Literatura Brasileira e Doutorado em Literaturas de Língua Portuguesa. Em seu itinerário profissional, foi professora da Universidade Federal de Viçosa, ministrou cursos em outras instituições, foi membro de câmaras curriculares, Chefe de Departamento de Letras, membro do Conselho Departamental, orientador de alunos de graduação e pós-graduação, tendo participado de bancas de concursos e de teses nas universidades de Viçosa, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Rio de Janeiro e Goiânia.
Publicou os livros A personagem feminina no romance de Machado de Assis e Verso e reverso do favor no romance de Machado de Assis, além dos trabalhos: Reclusão da Mulher Machadiana, O Itinerário da Poesia Brasileira Hoje, Arte-Revolução: Movimento de Avanço Contínuo. Com grande tendência para a pesquisa, orientou estudantes em iniciação científica e desenvolveu os projetos : Ideologia da Malandragem nos Contos de Machado de Assis e Teoria do Duplo na Literatura.Em eventos científicos, participou de congressos, seminários e encontros de várias universidades brasileiras com apresentação de trabalhos.
Com toda sua vida dedicada ao ensino e à pesquisa, Therezinha Mucci Xavier participou, ainda, de projetos de extensão de Capacitação de Professores.
Comentários (0)
Comentários do Facebook