Viçosa celebra jubileu de Santa Rita
Em Viçosa, as celebrações em homenagem à padroeira da cidade - Santa Rita de Cássia - tiveram início no último sábado, 14, e vão até o próximo domingo, 22, dia maior do Jubileu dedicado à santa, e feriado municipal. A festa da santa das causas impossíveis atrai milhares de fieis, todos os anos.
Durante essa semana, a programação tem sido extensa, com missas, coroações, liturgias, além de apresentações culturais.
No domingo, 22, a programação começa às 7 horas, com a realização de uma missa no santuário. Às 10 horas, acontece a solene missa com bênção das rosas, seguida, às 11 horas, pela bênção dos cavaleiros, em frente ao santuário. Às 11h30 haverá batismo, e às 15 horas, outra missa. A procissão terá início às 16 horas e tem a praça Silviano Brandão como ponto de partida e de chegada. A festividade será encerrada com a acolhida da imagem, aos acordes da Corporação Musical e o entusiasmo do povo.
Santa Rita de Cássia é festejada em 22 de maio, dia de sua morte. Ela faleceu no ano de 1457, de tuberculose, com 76 anos. Ela é a protetora das causas impossíveis, dos problemas difíceis em família além de também ser a protetora das viúvas. Ela é considerada uma das santas mais populares do Brasil, assim como São Judas Tadeu, ambos, protetores das causas impossíveis.
Cavalgada de Santa Rita
No domingo, 22, também acontece a tradicional Cavalgada de Santa Rita. Os participantes sairão da Usina Antiga, no bairro Nova Era, às 9 horas, percorrendo as ruas: Municipal, Dom Silvério, Rua dos Passos, Dr. Brito, Tenente Kümmel, Bueno Brandão (parte alta), Avenida Santa Rita e Rua Gomes Barbosa, com uma parada atrás do Colégio Viçosa. Logo após, os integrantes seguirão para a Praça Silviano Brandão, onde receberão a benção de Santa Rita de Cássia, padroeira do município, em frente à Matriz, na Praça Silviano Brandão.
Após a benção, os participantes retornarão à Usina Antiga, onde será realizada uma confraternização. A organização do evento é dos cavaleiros unidos de Viçosa. Menores somente poderão participar com autorização e acompanhamento dos pais ou responsáveis.
A cavalgada é uma iniciativa dos cavaleiros do município de Viçosa com o apoio da Prefeitura Municipal de Viçosa, SAAE e Polícia Militar do Estado de Minas Gerais.
Encenação da vida de Santa Rita cancelada
Paralela à programação da Igreja em comemoração à Padroeira de Viçosa, o Grupo de Teatro Minas Gerou iria realizar uma encenação da vida de Santa Rita de Cássia, que teria apresentações no sábado e domingo, 21 e 22, na Praça Silviano Brandão. No entanto, o evento foi cancelado.
Comentários (0)
Comentários do Facebook